ICMBio faz balanço de ações de educação ambiental nas praias de Torres

No mês passado, o REVIS Ilha dos Lobos (ICMBio) realizou uma ação de educação ambiental com apoio de voluntários nas praias de Torres.

20 de março de 2025

Entre dias 04 e 07 de fevereiro, o REVIS Ilha dos Lobos (ICMBio) realizou uma ação de educação ambiental com apoio de voluntários nas praias de Torres.

Foram 04 dias percorrendo algumas praias do município de Torres – RS, levando informação sobre o Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos, sua biodiversidade e a importância da conservação.

Anúncio 1

Ao longo dos quatro dias foi montada uma tenda em cada praia com material lúdico, além de folders da Unidade de Conservação. Totem para as fotos, mascote do REVIS, o Lobito, que é uma réplica de tamanho real de um lobo-marinho, pelúcias para alegria da criançada. A pessoas eram recebidas pelos voluntários com uma explicação sobre a unidade de conservação e sobre o material exposto.

 

Anúncio Slider Meio

Programa de Voluntariado do ICMBio

Juliano Oliveira, chefe da unidade de conservação, destaca que o Programa de Voluntariado do ICMBio é uma oportunidade para cada um exercitar sua cidadania e contribuir para um meio ambiente mais equilibrado e melhoria da qualidade de vida local. Além disso, é uma estratégia pensada para envolver a sociedade na gestão socioambiental, de modo que as pessoas desenvolvam uma relação positiva com a natureza e com o ICMBio, contribuindo para a preservação do nosso patrimônio ambiental.

Ao todo, passaram pela tenda 365 pessoas vindas de 32 municípios do Rio Grande do Sul além de seis outros estados e países. Dentre os 6 municípios com mais representantes: Porto Alegre teve 37%, Torres 31%, Caxias do Sul 11%, Pelotas 8%, Santa Maria, 7% e Canoas 6%. A Argentina se destacou como o país estrangeiro com maior presença, 80%, seguido do Uruguai.

Aline Kellermann, Analista Ambiental do ICMBio, destaca que a ação também contou com uma pesquisa que focou no conhecimento dos visitantes sobre a ocorrência de lobos e leões-marinhos nas praias de Torres, como agir em caso de encontro com esses animais, o conhecimento sobre a existência do REVIS Ilha dos Lobos, uma Unidade de Conservação (UC) para a proteção desses animais, e o entendimento sobre o ICMBio, o órgão responsável pela gestão das unidades de conservação federais do Brasil.

 

Resultados evidenciam conscientização 

Os resultados da pesquisa concluíram que 72% dos visitantes estavam cientes da ocorrência de lobos e leões-marinhos nas praias de Torres, entretanto, a maioria (61%) das pessoas não sabiam como agir ao se deparar com esses animais. Além disso, 70% dos visitantes não sabiam da existência do REVIS Ilha dos Lobos e 87% desconheciam o que é o ICMBio.

Aline comenta que esses resultados evidenciam uma forte conscientização sobre a presença de lobos e leões-marinhos nas praias de Torres, mas também revelam uma grande lacuna no conhecimento sobre como agir em caso de encontro com esses animais e sobre as Unidades de Conservação e o ICMBio, destacando a necessidade de intensificar as ações educativas sobre esses temas.

Qualquer pessoa, com diferentes perfis e habilidades, pode contribuir para proteger, e preservar o meio ambiente. Agradecemos a todos os voluntários que já contribuíram com disposição, compromisso e vontade de colaborar para o cuidado com a natureza e o bem público.

 

 

 

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Sem categoria






Veja Também





Links Patrocinados