Prefeitura de Torres se une a luta por preços justos da banana da região junto a Ceasa

Secretário Gilberto Bock foi a Câmara salientar que bananicultores da região de Torres estão com preços de aumento de oferta quando, ao contrário, produziram menos

22 de junho de 2025

Utilizou a tribuna popular da Câmara de Torres na segunda-feira (16/6), o Secretário Municipal d de Desenvolvimento Rural e Pesca, Gilberto Bock. Lá ele mostrou para os vereadores o trabalho político (e técnico) que está fazendo junto a Central de Abastecimento do RS (CEASA) para atuar no sentido da retomada dos preços justos da banana para o produtor, dentro da central de distribuição de alimento gaúcha – onde (segundo Bock e vereadores) os produtos da região de Torres estão sendo desvalorizados.
Conforme informou o secretário, “para vender na Ceasa no Pavilhão do Produtor, é preciso passar pela inscrição”. Mas estão tendo comerciantes que buscam produtos de fora do RS para serem comercializado no local, que seria somente da produção gaúcha, o que faz baixar o preço (pela lei da oferta X procura). É que a Ceasa não estaria fiscalizando corretamente para apurar esta espécie de manobra comercial de alguns, o que causa a baixa de preço – justamente quando aqui em Torres a produção está MENOR que a média, o que deveria aumentar o preço (se o processo fosse natural).

Audiências Públicas e Sistema tecnológico de controle

Anúncio 1

Uma audiência pública será realizada em Morrinhos do Sul, em uma feira que acontecerá na cidade, onde o assunto será pauta dos produtores locais junto as autoridades do setor e da Ceasa. Em Três Cachoeiras já ocorreu outra reunião recente pautando o mesmo assunto, também no ambiente dos produtores de banana.
Mas Bock adiantou que o presidente da Ceasa prometeu, para ele, que será feita uma reforma no sistema de controle, onde a identificação eletrônica (através do cadastro por reconhecimento facial) deverá resolver o problema – ao evitar a manobra de comerciantes de fora perante a comercialização das bananas no pavilhão do produtor. Porém a prefeitura de Torres, através da secretaria em que ele gestiona, ficará ‘em cima’ para mitigar e deixar justo o processo de venda dos produtos locais através da central gaúcha de abastecimento.
E na última quinta-feira (12 de junho), o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca de Torres reuniu-se novamente com o presidente do Ceasa, Carlos Siegle, em POA. Desta vez, para tratar do recadastramento dos produtores rurais afetados pelas fortes cheias do ano passado. A demora no processo tem causado prejuízos aos agricultores, que aguardam a regularização para retomar suas atividades.

Anúncio Slider Meio
Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados