Na região da Praia Grande (zona 8) da cidade de Torres, no domingo (15/6), notava-se a repetição de montes de galhos de árvores e resíduos verdes muito bem empilhados, mas na beira das calçadas – aguardando providências para o recolhimento organizado. O serviço deve ser feito pela urbanidade do município, o que indicava que alguma coisa tinha acontecido na logística do processo.
Na segunda-feira (16), na sessão da Câmara de Torres, muitos dos vereadores que utilizaram a tribuna solicitaram providências para recolhimento deste mesmo tipo de resíduos verde em outros bairros de Torres. Alguns até formalizaram Pedidos de Providências para que fossem oficiados na prefeitura, o que sinalizou que realmente a logística estava prejudicada. E o vereador Luciano Raupp (PSDB), em seu espaço, explicou que pedira as providências, mas que já havia descoberto pelo menos um dos motivos da falha no processo de recolhimento. É que, conforme disse, a secretaria de obras havia feito um certame, para a concorrência de contratação de caminhões para fazer esse trabalho de recolher e encaminhar restos de podas e resíduos vegetais, nas vias em nome do processo de limpeza urbana da prefeitura. Mas informou que um dos concorrentes teria judicializado o pregão por algum motivo regulatório do certame, o que deixou a municipalidade de Torres temporariamente desemparada para realizar a limpeza planejada.
A FOLHA Torres conversou com o Secretário Municipal de Obras, Dilson Boaventura, na terça-feira (17). Ele conformou a fala do vereador Luciano e afirmou que, até que a prefeitura cumpra a burocracia de reeditar a licitação, a pasta terá de manter o recolhimento mais devagar, embora este esteja sendo feito, conforme afirmou Boaventura. Ou seja, a burocracia se atravessou na frente do planejamento, o que ao final causa esta mazela, principalmente caso o recolhimento demore muito e uma tempestade de ventos possa espalhar os montes de galhos, o que causaria um retrabalho na organização além da falta de recolhimento prévio.
Atraso no recolhimento de podas, galhos e resíduos vegetais em Torres decorre de problema burocrático
Na segunda-feira (16), na sessão da Câmara de Torres, muitos dos vereadores que utilizaram a tribuna solicitaram providências para recolhimento deste mesmo tipo de resíduos
22 de junho de 2025
Publicado em:
Política





