A pauta da reunião mensal do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Torres (COMDIPI), realizada na segunda-feira (30 de junho) foi considerada extensa e exitosa. Liderado pela presidente do COMDIPI, Joelci de Souza Alianiello, vários conselheiros compareceram em sala na sede do Lions Clube de Torres e dividiram boas notícias sobre a entidade.
A informação mais progressista compartilhada na reunião mensal foi a confirmação do recebimento de premiação no concurso Experiências Exitosas para Pessoas Idosas, que teve inscrição do COMDIPI através de um projeto realizado por conselheiros em Torres. Este projeto recebeu o terceiro lugar à nível de Brasil, o que dará o repasse de R$ 30 mil para a entidade torrense, para que então utilize em aplicações dentro de programas coordenados pelo Conselho entraves do Fundo Municipal do Idoso.
O Concurso selecionou um programa local de Torres, chamado de “Integração de Saberes: Um movimento completo que trata sobre a integração de saberes continuada em direitos da pessoa idosa”, efetuado numa parceria entre o Conselho Municipal e as ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) sediadas no município. Foi recebido o 3º Lugar no eixo “Atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa na formação/qualificação em educação em Direitos Humanos da Pessoa Idosa”
200 pessoas na Conferencia Municipal
A reunião mensal do COMDIPI de Torres também deliberou assuntos operacionais, para que estes sejam levados adiante pela entidade demandadas junto às autoridades públicas. A solicitação de curso de capacitação para os novos conselheiros (feita junto ao Conselho Estadual); a ampliação das campanhas acerca do Julho Violeta (Mês da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa), que já estão sendo veiculadas pela Rádio Maturidade Ativa do SESC; a divulgação entre conselheiros e ILPIs sobre curso de formação de cuidadores – que será realizado pela UCS de Torres a partir de agosto; a formatação de um grupo de estudo para definir a aplicação, via fundo, da premiação recebida (no prêmio acima mencionado) e que será repassada dentro das normas da entidade e a divulgação; e o pedido de apoio para a divulgação sobre a Conferência Municipal da Mulher, que ocorrerá no dia 14 de agosto, em Torres, foram outros temas do encontro do conselho em junho.
Mas houve espaço ainda para comemoração do sucesso de participação cidadã na Conferência Municipal da Pessoa Idosa realizada em Torres. OP evento levou mais de 200 pessoas para trabalharem o debate de temas referentes aos direitos e participação da Pessoa Idosa, mostrando integração.





