Nesta manhã de segunda-feira, esteve dando entrevista por telefone à rádio Maristela de Torres o deputado estadual Luciano Silveira. Um projeto sério e profundo para combater o mosquito Maruí (que está atrapalhando a saúde pública do interior do munício de Torres, dentre outros) foi uma das pautas da rápida entrevista do parlamentar, parlamentar que faz parte da base aliada do governo estadual atualmente com forte gestão do vice governador, o emedebista Gabriel Souza.
Segundo informou Luciano, que também possui sua base eleitoral no Litoral Norte, um grupo de trabalho foi montado pelo governo para planejar soluções tecnicamente eficazes e objetivas para o combater problema considerado muito sério e que assola agricultores e o turismo ecológico, turismo este que vem crescendo em toda a região. “Não posemos esperar que a prefeitura resolva o problema que se trata de assunto de técnicos de controle do governo estadual”, afirmou. Soluções reais já estão projetadas para acontecer antes da próxima temporada de verão.
Navegação Lacustre
O parlamentar também anunciou um projeto que busca acionar de volta a navegação lacustre nas lagoas da região, como a Itapeva, Quadros, Pinguela, Barros e etc. “o percurso já foi muito utilizado anteriormente e inclusive deixou história no passado do RS, e agora pode voltar para dar mais vida ao turismo e a logística da região”, disse o deputado.
A navegação das lagoas da região já foi pauta de programas anteriores propositivos, como o do deputado Alceu Moreira ainda quando foi presidente da AL do RS na década de 2000 no estado. A Ulbra também naquela década apresentou um estudo que também buscava a viabilidade técnica e economia deste de navegação. Ambas as ideias não saíram do papel por conta da troca de governos que sempre existiu no Estado gaúcho.








