INTERNACIONAIS
- ‘Estamos fazendo isso porque eu posso’, diz Trump sobre tarifas de 50% ao Brasil.
- Empresários dos EUA defendem negociação e dizem que tarifaço de 50% eleva custos para famílias e prejudica empresas norte-americanas
- Avaliação foi divulgada nesta terça-feira por meio de nota à imprensa. A U.S. Chamber of Commerce e a Amcham Brasil solicitaram aos governos dos EUA e do Brasil que se engajem em ‘negociações de alto nível a fim de evitar a implementação da tarifa de 50%’.
- O vice-presidente Geraldo Alckmin defendeu uma saída negociada para o tarifaço de Donald Trump. Representantes da indústria e do agronegócio concordaram que a reciprocidade era a última opção. E os americanos já sentiram no bolso o impacto da guerra comercial de Trump.
- – O que é propriedade intelectual — e por que o Brasil cogita retaliar os EUA nessa área : Segundo especialistas, essa resposta teria impacto mais direto sobre o setor produtivo norte-americano, sem causar inflação no Brasil, como ocorreria com a imposição de tarifas sobre alimentos, por exemplo
NACIONAIS
- A Procuradoria-Geral da República apresentou as alegações finais na ação penal sobre o núcleo crucial da tentativa de golpe. Em mais de quinhentas páginas, a PGR reiterou o pedido de condenação de Jair Bolsonaro e sete aliados. Entre as acusações, estavam organização criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. No Supremo, terminou sem acordo a reunião de conciliação entre o governo e o Congresso sobre o IOF.
- Empresariado manda recado ao Centrão de que está irritado e quer distância de Bolsonaro.
- Tarifaço de Trump: Eduardo Bolsonaro critica Tarcísio por diálogo com empresários e cita ‘subserviência servil às elites’. Na avaliação de Eduardo, a postura do governador de tentar negociar esvazia o plano de pressionar por anistia.
- Na Itália, Carla Zambelli reforça críticas ao STF em perfil alternativo no Instagram -Com redes bloqueadas por Moraes; ex-deputada usa conta alternativa para criticar o governo, elogiar aliados e manter contato com apoiadores.
- Conselho de Ética da Câmara suspende mandato de André Janones por 90 dias por ofender Nikolas Ferreira – Deputado federal se defendeu dizendo que trata Nikolas desta maneira por falas transfóbicas dele em 2023.
Capas dos grandes jornais do centro do país.
O GLOBO- Empresários do Brasil e Estados Unidos criticam taxas e pedem negociação. Associação americana vê precedente preocupante
O Estado de SP- Empresários pedem que Governo tente adiar taxa. EUA abrem investigação. Serviços digitais e etanol estão na mira de Trump
Folha de SP – EUA abrem investigação contra o Brasil que pode agravar sanções. Decisão tomada a pedido de Trump.
ZH – Governo e Congresso mantêm impasse; decisão sobre alta do IOF caberá a Moraes
JORNAL DO COMÉRCIO POA/RS – Primeiro cat café da Zona Sul de Porto Alegre abre com proposta de adoção responsável
O Assunto g1 dia – Tarifaço: a estratégia dos exportadores do Brasil
Representantes de setores atingidos pelo tarifaço de Donald Trump se reuniram nesta terça-feira (15) em Brasília com o comitê interministerial que vai elaborar a resposta brasileira à chantagem do presidente dos EUA. Governo e empresários do agronegócio e da indústria concordaram que a Lei da Reciprocidade deve ser o último recurso a ser usado.
Neste episódio, Julia Duailibi ouve representantes de três setores para entender os impactos e as estratégias dos exportadores brasileiros. Primeiro, Julia conversa com Márcio Ferreira, presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, o CeCafé. Principal mercado consumidor do grão, os EUA compram 17% da produção brasileira – cerca de 1/3 de todo o café consumido em solo americano sai do Brasil. Márcio relata como foi a reunião com representantes do governo, e diz o que os produtores brasileiros planejam para manter essa relação de “ganha-ganha” com os EUA.
Depois, Julia fala com Ibiapaba Netto, diretor-executivo da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos. O Brasil é líder mundial na exportação de suco de laranja – e Ibiapaba explica toda sua cadeia produtiva: da plantação da laranja no Brasil até o suco chegar à mesa do consumidor americano. Ele comenta também os impactos no emprego e na indústria de São Paulo, maior região produtora de laranja do mundo.







