Está tramitando neste mês de julho junto a municipalidade (Prefeitura e Câmara Municipal) de Torres uma Indicação, de autoria da vereadora Carla Daitx (PP). Esta pede formalmente para que o Poder Executivo se se inscreva no Ministério da Saúde para receber o IMPLANTON (Implante Contraceptivo Subdérmico), para disponibilizá-lo gratuitamente para as mulheres do município.
Na justificativa da indicação, a vereadora explica que o Implante Subdérmico de Etonogestrel é um método contraceptivo de longa duração e alta eficácia, com ação contínua (por até três anos), sem necessidade de manutenção nesse período. Além de sua conveniência e segurança, é considerado um dos métodos mais eficazes na prevenção de gestações não planejadas.
“A ampliação do acesso a esse tipo de contraceptivo contribui diretamente para a redução da mortalidade materna, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, afirma Carla na justificativa do documento. E informa, ainda, que “o Ministério da Saúde assumiu o compromisso de reduzir em 25% a mortalidade materna geral até 2027, sendo o acesso a métodos contraceptivos modernos uma das estratégias fundamentais para alcançar essas metas”
Além de prevenir a gravidez indesejada, Carla encerra afirmando que o Implanton também permite um rápido retorno à fertilidade após a remoção, “o que o torna uma opção eficaz, segura e também reversível para o planejamento familiar”.






