Se destacando na posição de goleira da seleção brasileira de Handebol Feminino Júnior (até 20 anos), com importantes defesas, a goleira gaúcha (e atleta do Handebol de Torres) contribuiu para a conquista invicta da medalha de Ouro na competição. Na fase de chaves o time do Brasil venceu México (43×15), Cuba (39×12) e Argentina (21×18), se classificando para a semifinal contra o Uruguai (27×8).
Na grande final o Brasil voltou a encontrar a Argentina, em um jogo de volta muito disputado, com uma brilhante atuação da Sophia, levando o Brasil a vitória por 22×19 sobre os argentinos.
Os Jogos Pan Americanos Junior estão em sua segunda edição e o ouro do Brasil garante uma vaga direta para o time adulto disputar os XX Jogos Pan-Americanos Adultos de Lima em 2027.
Hoje a Sophia defende a bandeira do clube da ATHB (Associação Torrense de Handebol), onde vem se aprimorando sob o comando do Técnico Luan Cardoso e do Técnico de Goleiros Romulo Dias.
Uma história de muito trabalho e sucesso
A carreira da atleta Gaúcha iniciou no ano de 2017 na escolinha da escola Marista PIO XII de Novo Hamburgo / RS. No final deste ano foi convidada para fazer teste no time da Sociedade Ginastica de NH (SGNH) sob o comando do Técnico Aristaco Fernandes. Em 2018 e 2019 foram os dois anos dedicados aos campeonatos estaduais pela Categoria Mirim sempre com muitos destaques e títulos. Em 2020 e 2021 ingressou a Categoria Infantil que compreende idade de 13 e 14 anos pela SGNH.
Ainda em 2022 o RS retomou os projetos de Seleções Estaduais, fazendo então seletiva para compor time do RS, onde Sophia foi selecionada como goleira da Seleção Gaúcha. Foram campeãs no Campeonato Nacional de Seleções Estaduais da CBHB (Confederação Brasileira Handebol). Neste mesmo ano, foi convidada pela ATHB de Torres para defender o clube no Campeonato Brasileiro de Clubes, pela Categoria Cadete (de 15 e 16 anos), onde a equipe saiu vitoriosa e a Sophia consagrou-se como Melhor Goleira do País na categoria.

Em 2023, foi convocada pela Seleção Brasileira Cadete, e vindo a compor Time brasileiro no campeonato Sul-Americano em Assunção no Paraguai sob comando do Técnico Viomário da Silva (apelido Hula), onde o time brasileiro conquistou medalha de ouro e Sophia Kieling consagrou-se melhor goleira da competição. Ainda no mesmo ano, a atleta foi convocada novamente pela Seleção Brasileira para o Campeonato Sul-Centro Juvenil em Buenos Aires / Argentina, onde o time conquistou novamente o Ouro.
Já em 2024, a atleta participou do Mundial Feminino Juvenil de Handebol realizado em Chuzhou / China. Competição esta em que a atleta se destacou internacionalmente sendo eleita a 8ª melhor goleira do mundo na categoria pela IHF (International Handball Federation).
Em 2025, a Sophia segue disputando os Campeonatos Gaúcho, Brasileiro e Liga Nacional sempre com muito destaque. O talento da atleta gaúcha ainda da categoria Juvenil (até 18 anos), foi reconhecida pela nova convocação para Seleção Brasileira de Handebol Feminino Júnior para representar o Brasil nestes II Jogos Pan Americanos da categoria, garantindo o Ouro para o país.
Palavras da Atleta Sophia: “quando eu comecei e gostava de assistir a Babi (referência a atleta gaúcha, Barbara Arenhart, de destaque internacional), eu gostei muito de ver a final dela em 2013 no Mundial e agora mais recentemente eu me inspiro muito também na Gabi (referência a Gabriela Moreschi atleta paranaense referência da seleção adulta). O Brasil é muito grande e tem uma ótima escola de goleiras. Eu estou muito feliz de poder ter a oportunidade de estar representando o Brasil e de poder estar vestindo esta camiseta. Eu tenho um sonho muito grande poder estar participando das Olímpiadas, representar o Brasil e talvez até ganhar um Mundial. Estou trabalhando e batalhando muito para isso.”






