Ciclone extratropical se desloca e devem prosseguir os ventos fortes na região de Torres

A ventania pode soprar entre 45 a 80 km/h pelo Estado e chegar aos 100 km/h no Litoral (incluindo a região de Torres) e na Serra

19 de agosto de 2025

A tempo instável segue no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (20). A frente fria e o ciclone extratropical, que provocaram chuva no Estado, se deslocam em direção ao oceano, mas ainda favorecem a ocorrência de novas pancadas em todas as regiões.

De acordo com o Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual, as condições climáticas vão se agravar gradualmente, exigindo atenção redobrada da população e das autoridades locais.

Anúncio 1

Há risco de chuva forte e até temporais localizados, especialmente na Região Central, na Região dos Vales, na Região Metropolitana, no Norte, na Serra, na Campanha, no Sul – e também no Litoral.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul seguem com alerta de potencial de perigo para tempestade, com vento e descargas elétricas. A região de Torres está com alerta amarelo (tempestades e ventos intensos) sendo Risco ALTO de queda de árvores e energia para o Litoral Norte

Anúncio Slider Meio

 

Ventos de até 100km/h no Litoral Norte

A partir do deslocamento do ciclone em direção ao mar, os gaúchos devem observar um enfraquecimento gradual da instabilidade ao longo das horas. No entanto, as rajadas de vento seguem como destaque. Nesta terça (19), fortes ventos atingem a região de Torres durante todo o dia, com rajadas que já ultrapassaram os 70km/h

A ventania pode soprar entre 45 a 80 km/h pelo Estado e chegar aos 100 km/h no Litoral (incluindo a região de Torres) e na Serra. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul está com alerta válido até 15h de quarta (20), indicando que há risco alto de queda de árvores e de energia.

 

CEEE Equatorial está mobilizada diante do alerta

A CEEE Equatorial informou que ativou seu plano de contingência diante do alerta iniciado na terça-feira (19) para ocorrência de temporais e de ventania, diante da passagem do ciclone. Estão  em prontidão as 13 bases operacionais e equipes para enfrentar os evento previstos.

“Na sexta-feira (22), retorna o alto risco de instabilidade. Os ventos, combinados ao solo já encharcado pelas chuvas recentes, aumentam o risco de quedas de árvores, destelhamentos, danos estruturais e interrupções no fornecimento de energia elétrica”, alerta a companhia de eletricidade.

Ocorrências da CEEE Equatorial  podem ser comunicadas por meio dos canais oficiais: Site: www.equatorialenergia.com.br/  Central de Atendimento: 0800 721 2333

 

Temperatura

A temperatura continua amena. Apesar da perspectiva de ventos, a maior máxima é esperada exatamente para o Litoral Norte do RS  e em parte do nordeste do Rio Grande do Sul, em cidades como Xangri-lá e Osório, onde os índices podem atingir 24ºC (conforme a Climatempo).

A menor mínima do dia é prevista na Serra, na Fronteira Oeste, no Norte e no Noroeste, em municípios como São José dos Ausentes e Marau, que devem observar 11ºC e 12ºC, respectivamente.

 

 

 

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados