Nesta quarta-feira (27), as Prefeituras de Passo de Torres (SC) e de Torres (RS) informaram que a ponte de concreto que liga os dois municípios, na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, passou por avaliação técnica recente e foi considerada “sem comprometimento severo em sua estrutura”.
A análise da ponte – denominada José Mário Soares Noronha (pelo estado do RS) e Anita Garibaldi (pelo estado de SC) – atende ao pedido da Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público (MP) e será submetida à equipe técnica do Grupo de Apoio Técnico (GAT) do MP.
“Os municípios já trabalham na captação de recursos para a execução dos reparos recomendados. O laudo também reforça a necessidade da manutenção das medidas restritivas, permitindo apenas o tráfego de veículos leves, bem como das ações de fiscalização de trânsito e de segurança pública no local”, ressalta a comunicação das Prefeituras de Torres (RS) e de Passo de Torres (SC). Também fopi salientado que o acompanhamento “seguirá de forma contínua, com atualizações a partir dos desdobramentos técnicos”.
Ponte foi inaugurada em 2007
A ponte Anita Garibaldi foi inaugurada em 2007, tendo 118 metros de extensão e 11 metros de largura. Foi um marco para a região ao possibilitar que veículos cruzassem o rio Mampituba (fronteira entre RS e SC) e chegassem facilmente de Torres ao Passo (e vice-versa). Antes da construção, a travessia do rio era feita majoritariamente por balsa.
No ano passado, após determinação do MP, foi restrita a passagem de veículos com mais de 10 toneladas pela ponte de concreto.
Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?
CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp







