A Prefeitura Municipal de Arroio do Sal, por meio da Secretaria de Planejamento, Trabalho, Desenvolvimento, Indústria e Comércio, deu início às audiências de revisão do Plano Diretor de Arroio do Sal. Com a proposta de estreitar o diálogo com a comunidade sobre o desenvolvimento ordenado e sustentável da cidade, o primeiro encontro aconteceu na noite desta segunda-feira (25), no Clube de Mães do Balneário Atlântico.
Na sequência, outras duas audiências públicas referentes a revisão do Plano Diretor foram realizadas na comunidade: uma na terça (27), no Bairro Bom Jesus; e outra na quarta (28), referente ao bairro Quatro Lagos (realizada desta vez na Câmara de Vereadores)
O estudo técnico, elaborado em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) desde o ano passado, foi apresentado pelo secretário de Planejamento, Ranieri Antonio Pereira Braga. Durante as audiências, a comunidade pôde conhecer detalhes técnicos e legais do plano municipal, que estabelece diretrizes, alterações e atividades urbanas para os próximos 10 anos.
A expansão urbana e os acessos viários estiveram entre os principais temas apresentados pelo secretário. “Apresentamos todo o mapa de zoneamento do município e os acessos previstos, que irão favorecer nossa logística e a distribuição do fluxo populacional. O Plano Diretor é uma ferramenta essencial para garantir um crescimento organizado, sustentável e em sintonia com as necessidades da população”, afirmou o secretário.
Porto Meridional e novas demandas
A audiência do dia 25/08 também contou com a presença do prefeito Luciano Pinto e do secretário do Meio Ambiente e ambientalista, Adauri Cabral, integrante da comissão técnica. O Porto Meridional, que terá suas obras iniciadas no próximo ano, trará novas demandas de infraestrutura e mobilidade para o município. Por isso, o Plano Diretor prevê, além da adaptação viária, incentivo à moradia popular, regularização fundiária de áreas invadidas e preservação ambiental de áreas naturais.
Em sua fala, o prefeito Luciano Pinto ressaltou a importância do plano diretor e das alterações sugeridas ao estudo. “Trouxemos algumas revisões para melhor contemplar o desenvolvimento da cidade, prevendo as duas áreas portuárias e as questões logísticas que surgirão nos próximos anos. Com os novos empreendimentos já confirmados, Arroio do Sal precisa estar organizada para receber os investidores que naturalmente virão para o município. Essa é a função do Plano Diretor e, como prefeito e cidadão que foi acolhido nesta cidade, me sinto responsável por fazer parte desse desenvolvimento”.






