O colunista de ZH Jocimar Farina publicou em seu espaço no GZH uma informação de sua apuração – onde “Arroio do Sal teria recebido aval da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para a construção de um SEGUNDO porto no município”. A autorização para o empreendimento p foi publicada no Diário Oficial da União .
A proposta é de autoria da empresa Doha Investimentos e Participações, de Porto Alegre, que já havia apresentado a ideia anteriormente, mas não havia dado prosseguimento nas solicitações necessárias” segundo afirma Farina. “Para o projeto seguir adiante, o empreendimento Porto Litoral Norte, como está sendo chamado, precisa receber aval do Ministério de Portos e Aeroportos” diz o colunista.
Praia arroio Seco e mais para o lado de Torres
O terminal estaria projetado para ser construído “offshore” (fora do bordo da terra) construído a 2,8 quilômetros da beira do mar. Já o complexo industrial e terminal de passageiros deverá ocupar 150 hectares na Avenida Interpraias, no bairro (praia) Arroio Seco, junto à Estrada do Mar, com viaduto e acesso direto pela BR-101.
Arroio Seco é ao lado da praia Paraíso, em Torres e um pouco mais distante do local previsto para o outro porto (na localidade de Jardim Olivia, ao lado de Rondinha Nova).
Trem para completar logística
A projeção da Doha (compartilhada pelo colunista Jocimar Farina) é de um investimento de até R$ 55 bilhões de recursos privados no novo porto, além de uma ferrovia (prevista para ligar Arroio do Sal ao Paraná). “A intenção é que o porto tenha um calado – profundidade – de 30 metros, permitindo que os maiores navios do mundo possam atracar nele” explica.
Este porto (cuja ideia agora ventila – e que tem aprovação da Antaq) seria projetado para ter capacidade de receber 23,4 mil contêineres. Na estrutura planejada, ele poderia movimentar 43,9 milhões de toneladas ao ano. E Outra ideia é construir uma linha de trem para ligar Arroio do Sal ao município de Terra Roxa, no oeste do Paraná.
A proposta de tudo isto teria surgido ainda em agosto de 2023, quando recebeu um primeiro aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mas o projeto foi arquivado porque “a Doha não manifestou mais interesse em buscar as autorizações necessárias” diz Farina.
O eventual segundo terminal está projetado para ser construído a cinco quilômetros ao norte do primeiro porto planejado para Arroio do Sal – neste caso o projeto do Porto Meridional, desenvolvido pela DTA Engenharia e já com amplas projeções de iniciar as obras.







