Arroio do Sal celebra um grande avanço para o desenvolvimento urbano do município. Por iniciativa do prefeito Luciano Pinto, as obras de saneamento básico serão antecipadas para o primeiro trimestre de 2026. O governo municipal formalizou o pedido de alteração do cronograma na última sexta-feira (12), ao enviar para a Corsan um ofício indicando a área destinada para a construção da Estação Elevatória de Esgoto (EEE).
A formalização aconteceu após a reunião realizada no dia 11 de setembro, na Prefeitura Municipal, com a gerência da Corsan, responsável pelos serviços de esgotamento sanitário e tratamento de água. Cobrando agilidade nas obras, o prefeito Luciano recebeu o gerente regional Luciano Brandão, a coordenadora de Engenharia Luisa Strümer, e o coordenador de Operações Rodrigo Lupim. O encontro também foi acompanhado pelo secretário municipal de Planejamento, Ranieri Antônio Pereira Braga, e pelo secretário de Meio Ambiente, Adauri Cabral.
Com o objetivo de preparar Arroio do Sal para receber os investimentos previstos para os próximos anos, o prefeito Luciano tratou deste assunto com a presidente da Corsan, Samanta Takimi, no dia 27 de agosto, em Porto Alegre. Antes disso, outras reuniões já haviam sido feitas com o gerente Luciano Brandão explicando a necessidade de antecipação.
“Nesta reunião, foi dado o pontapé inicial para o início dessas obras tão importantes. Estou muito entusiasmado em ver que os esforços em cobrar pela antecipação do cronograma surtiram resultado. O saneamento básico será fundamental para a verticalização de construções urbanas e o desenvolvimento sustentável de Arroio do Sal, garantindo melhores condições de saúde pública, qualidade de vida e a atração de novos investimentos”, afirma o prefeito.
35% do território municipal
Durante o encontro de 11/09, a equipe da Corsan confirmou a possibilidade de adiantamento das obras mediante a definição dos locais para execuções iniciais, confirmados pela Secretaria de Planejamento, Trabalho, Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Ainda, explicaram que o projeto executivo de saneamento para o município passou por revisão e apresentaram para os gestores locais as tecnologias que serão utilizadas no sistema de saneamento.
O saneamento básico de Arroio do Sal será estruturado em 17 bacias de esgotamento, sendo a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) a principal, com instalação na bacia nº 1. Esse é um ponto estratégico para conduzir os efluentes até a unidade de tratamento de Torres. Previstas para iniciar apenas em 2027, as obras tinham como meta contemplar pelo menos 35% do território municipal. As primeiras áreas contempladas irão atender um trecho que vai desde a praia de Areias Brancas até o balneário Figueirinha, iniciando pelo Centro (bacia nº 1).
Expansão urbana e novos investimentos
Segundo o gerente regional Luciano Brandão, as informações que foram fornecidas pelo ofício viabilizarão a finalização do projeto executivo. “Esses dados são determinantes para definirmos orçamento, contrato e início das execuções. Nós poderíamos estar pensando nisso apenas no próximo ano, mas já estamos antecipando esta etapa em alguns meses significativos”, explicou Brandão.
O prefeito reforçou que, conforme previsto pela nova revisão do Plano Diretor de Arroio do Sal, o saneamento será essencial para a expansão urbana e para a construção de prédios com mais de dois pavimentos, devido à conexão com as redes e tubulações. Além disso, é fundamental para comportar o desenvolvimento previsto com a construção do Porto Meridional, empreendimento que iniciará as operação em 2028.
“Existem expansões de redes de esgoto em municípios onde já há algum percentual de cobertura enquanto em Arroio do Sal o investimento ainda é zero. Por isso, temos pressa de que as coisas aconteçam e que tudo esteja preparado para os investimentos que iremos receber, como é o caso do Porto Meridional. Estamos trabalhando para fortalecer a nossa economia, o setor de construção civil e o desenvolvimento urbano como um todo”, disse o prefeito na última reunião.
Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?
CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp






