OPINIÃO – Projetos de Lei EFICAZES E DIDÁTICOS: vereador sendo vereador

Coluna semanal de Fausto Junior - A FOLHA- Torres - RS.

22 de setembro de 2025
Por Fausto Júnior

O vereador torrense Cláudio Freitas (Republicanos) é protagonista da criação de vários projetos ao mesmo tempo – o que, em minha modesta opinião, é um dos trabalhos mais nobres de um vereador.

Foram debatidos (sem questionamentos) e votados/aprovados por unanimidade (com várias emendas feitas, com também ótima articulação do autor com seus colegas de Câmara de todos os partidos) nada menos que   QUATRO projetos de lei na MESMA SESSÃO da Câmara Municipal realizada na segunda-feira (dia 15). Claudio Freitas é autor (ou coautor) dos PLs aprovados por unanimidade:

 

  • 58/2025, Claudio Freitas e Rafael Silveira, que institui um concurso chamado Prêmio Melhores do Esportes em Torres, que afinal vai promover a saudável competição dos desportistas que entrarem nos certames para que joguem bem e conquistem premiações na competição de autoria de Cláudio em parceria com seu colega Rafael Silveira (PSDB)
  • O61/2025, Claudio Freitas que Institui no município de Torres o dia “S”, de valorização e reconhecimento do Serviço Social do Comercio (SESC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o que naturalmente motiva os gestores destas instituições estaduais e nacionais estabelecidas na cidade a realizarem cada vez mais projetos eficazes para a população e para o setor produtivo locais.
  • 70/2025 – Cláudio Freitas, que cria o Museu Digital da História de Torres, visando preservar, valorizar e divulgar de forma eletrônica a memoria histórica, Cultural, Social e Natural do município por meio de plataforma on line de acesso público, que irá forçar que o poder executivo crie esta espécie de arquivo através de aplicativos digitais, independente da existência de um museu físico e de políticas publicas diversas também físicas para com o patrimônio arquitetônico, por exemplo. Pra mim, o típico uso da tecnologia em nome da história e cultura locais.
  • 74/2025 – Cláudio Freitas e Rafael Silveira, que institui, no âmbito do município de Torres o Diploma Aluno Nota Dez”, para estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal, o que também exercita a suposta ideologia do autor (e apoiada por minha edeologia) de promover o marketing de Reconhecimento, o que na prática coloca um concurso no ar para que um grupo (no caso de estudantes) produza com mais afinco na busca da conquista de uma boa colocação. Perfeito (pra mim).

 

Leis que promovam premiações entre setores da economia, entre projetos arquitetônicos, entre conceitos de estabelecimentos de turismo, dentre outros, são outras ideias que podem ser editadas por vereadores e servem de forma especial para a comunidade – muito mais do que a pressão ou idealização por asfaltamento de vias ou de colocação de postes de luz nas ruas por membros do poder legislativo. Minha opinião.

Parabéns ao vereador Cláudio.

 

 




Veja Também





Links Patrocinados