Após um intenso período de trabalho técnico realizado pela gestão municipal, a revisão do Plano Diretor de Arroio do Sal foi oficialmente encaminhada ao Poder Legislativo. A entrega oficial do documento foi realizada pelo prefeito Luciano Pinto na tarde desta quinta-feira (16), no plenário da Câmara Municipal, contando com a presença de vereadores e servidores municipais.
Elaborado em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), o estudo consolida um processo que envolveu análises técnicas detalhadas, alterações da proposta inicial e a participação da comunidade em audiências públicas, realizadas em agosto. Segundo o prefeito, o texto passou por ajustes para melhor atender o atual momento de expansão e desenvolvimento do município.
Participaram do ato de entrega o secretário de Planejamento, Trabalho, Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ranieri Antonio Pereira Braga, o secretário de Meio Ambiente, Adauri Cabral, a procuradora do município, Tatiane Corrêa Chaves Rolian, e a procuradora adjunta, Karoline Mittmann Leffa Brun.
Estudo reflete novo momento de Arroio do Sal
Conforme indica a comunicação da municipalidade local, a proposta de revisão do Plano Diretor estabelece as diretrizes e estratégias que orientarão o crescimento e o ordenamento urbano de Arroio do Sal nos próximos 10 anos. “O estudo se torna essencial neste período de transformações estruturais e econômicas, marcado pela instalação dos portos na região e pelo aumento das demandas de infraestrutura local”.
“Antes de finalizar o estudo, fizemos alguns ajustes para melhor atender à realidade do nosso município. Agora, sim, ele contempla o que é necessário para o grande momento que Arroio do Sal vive, com a (expectativa pela) vinda dos portos”, afirmou o prefeito Luciano Pinto. Com o encaminhamento à Câmara Municipal, o Plano Diretor segue para tramitação e posterior votação pelos parlamentares. O documento já está protocolado e será votado após o Legislativo realizar novas audiências públicas.
Durante o ato, o presidente da Câmara de Vereadores, Mateus Coelho Ribeiro, recebeu o documento em nome dos demais vereadores e reforçou a importância da união entre os poderes. “Sempre friso a relevância do Poder Legislativo neste momento de transformações que o município está vivendo. Analisaremos o plano com responsabilidade para garantir o desenvolvimento sustentável de Arroio do Sal”, afirmou.
Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?
CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp






