O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou em 30 de outubro o relatório de balneabilidade nº 77 com as informações referentes à semana de 27 a 31 de outubro de 2025.
De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 186 estão próprios para banho, o que representa 78,15%. Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 65 estão adequados para banho, o que equivale a 74,71%.
Em Passo de Torres, são dois pontos de coleta e análise – sendo que a Praia do Passo de Torres (próximo aos molhes) foi considerada própria, enquanto o Braço Morto do Rio Mampituba foi considerado impróprio para banho (resultado já recorrente em análises anteriores).
Ainda referente a região do extremo-sul de SC, foram considerados também impróprios para banho 2 pontos em Balneário Arroio do Silva(em frente à Avenida Mondardo e à Avenida Florianópolis) um ponto em Balneário Gaivota (foz do arroio)
À medida que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do IMA, o resultado do ponto é atualizado automaticamente e pode ser conferido no mapa do site: https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/
Monitoramento de balneabilidade
O Programa de Monitoramento da Balneabilidade é regulamentado pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 274/2000, que estabelece critérios para a classificação das praias como próprias ou impróprias para banho, baseado na concentração da bactéria Escherichia coli.
Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.
Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?
CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp







