Programa é lançado para mapear e otimizar atendimento aos animais de rua em Torres

Com o PROZAN (Programa de Zoneamento e Amparo Animal) o município espera reduzir o número de animais em situação de rua, agilizar atendimentos e fortalecer a atuação conjunta entre sociedade civil e poder público

5 de novembro de 2025

A Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, lançou recentemente  o PROZAN (Programa de Zoneamento e Amparo Animal). Nessa terça-feira, 04 de novembro, foi realizada uma reunião de apresentação, que contou com a presença do prefeito Delci Dimer, do secretário de Meio Ambiente Douglas Gomes e dos vereadores Moisés Trisch e Rogérinho Jacob.

Conforme a municipalidade, trata-se de uma iniciativa inédita voltada à organização e fortalecimento da rede de cuidado animal no município.

Anúncio 1

“O programa tem como objetivo criar uma estrutura colaborativa e georreferenciada de cuidadores e protetores, dividindo o município em zonas de atuação para otimizar o atendimento a animais de rua e comunitários. A proposta busca promover o bem-estar animal, evitar duplicidade de esforços e tornar as políticas públicas mais eficientes e integradas”, salienta a comunicação da Prefeitura de Torres.

Com o PROZAN, o município espera reduzir o número de animais em situação de rua, agilizar atendimentos e fortalecer a atuação conjunta entre sociedade civil e poder público, garantindo um cuidado mais humano, eficiente e sustentável para todos os animais de Torres.

Anúncio Slider Meio

 Ações previstas

Entre as ações previstas estão o cadastro oficial de cuidadores voluntários e institucionais, o mapeamento de áreas de vulnerabilidade, a padronização dos fluxos de resgate, castração, adoção e denúncia, além da criação de uma plataforma integrada de gestão para reunir dados e facilitar a comunicação entre cuidadores, ONGs, clínicas veterinárias e o poder público.

“O PROZAN será implantado em etapas, começando pelo levantamento de informações e diagnóstico das áreas com maior incidência de abandono, seguido pelo cadastro e mapeamento dos cuidadores e pela divisão territorial das zonas de cuidado. A iniciativa também prevê capacitações, campanhas de divulgação e engajamento comunitário, e estímulo ao voluntariado e apadrinhamento de zonas”, concluí a municipalidade.

 

ATPA marcou presença

A ATPA esteve presente na terça-feira (dia 4 de novembro), na apresentação PROZAN (Programa de Zonamento e Amparo Animal), feita pela diretora de Bem-Estar Animal, Isadora Kleinubing.

Durante a apresentação, uma representante da ATPA, ressaltou a importância de que as ações voltadas à causa animal não transformem o Centro de Bem-Estar Animal em um DEPÓSITO, mas que estejam focadas na efetiva redução da população animal, por meio de programas permanentes de castração, incentivo à adoção responsável e educação da comunidade — pilares essenciais para o verdadeiro bem-estar animal, as Políticas Públicas.

“Após anos de desafios e ausência de políticas públicas efetivas, a ATPA recebe com alegria o início de um novo tempo para a causa animal, marcado por planejamento, diálogo e compromisso coletivo com os animais da nossa cidade”.

 

Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?

CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados