A tarde desta quarta-feira (05) tem sido bem ventosa em Torres e arredores, e a previsão é de que o vento e a instabilidade climática persistam na região pelos próximos dias.
Neste contexto, a Defesa Civil de Torres informa que o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de tempestade com nível de severidade “Perigo”, válido das 22h desta quinta-feira (06 de novembro) até as 10h de sexta-feira (07 de novembro).
O comunicado aponta a possibilidade de chuvas intensas, com volumes entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos fortes, que podem variar de 60 a 100 km/h, e queda de granizo em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, incluindo Torres e o Litoral Norte.
De acordo com o alerta, há risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.“A Defesa Civil de Torres orienta que a população adote medidas preventivas e evite situações de risco durante o período do aviso. Em casos de emergência entre em contato com a Defesa Civil, Brigada Militar ou Corpo de Bombeiros”, destaca a municipalidade, em nota no seu site oficial.

Aprofundamento de um sistema de baixa pressão e posterior Ciclone Extratropical
Há avisos também por parte do Governo do RS, que em seu site oficial afirma que – entre a madrugada de sexta-feira (7/11) e o decorrer de sábado (8/11), o aprofundamento de um sistema de baixa pressão e posterior formação de um ciclone extratropical no oceano provoca tempestades severas em várias partes do estado.
“As rajadas de vento deverão variar entre 50 e 85 km/h no Rio Grande do Sul, e podem ultrapassar os 100 km/h entre o Litoral Médio e Norte. Na madrugada e na manhã de sábado, a atuação do ciclone extratropical sobre o oceano segue favorecendo chuva moderada a pontualmente forte em áreas da Costa Doce, do Litoral Norte e Médio e na Região Metropolitana de Porto Alegre”.
Ciclones extratropicais são relativamente comuns na região Sul do Brasil, ocorrendo mais frequentemente nas estações de transição (outono e primavera)

Ressaca no mar também prevista
Em consonância com estes alertas, a Marinha do Brasil emitiu comunicado nesta quarta (05) indicando que a formação de um sistema de baixa pressão poderá afetar a faixa litorânea dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, entre as cidades de Rio Grande (RS) e de Laguna (SC), com ventos de direção Sudoeste a Sul e intensidade de até 75 km/h (40 nós), entre a tarde do dia 7 (sexta) e a noite do dia 8 de novembro.
“O sistema também poderá provocar ressaca na mesma faixa litorânea, com ondas de direção
Sudeste a Leste e altura de até 3,5 metros, entre a noite do dia 7 e a manhã do dia 9 de novembro”, destaca o comunicado da Marinha do Brasil.
Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?
CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp







