O Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul foi pauta na tribuna da Câmara de Vereadores de Torres, durante a sessão ordinária de segunda-feira (17). O Diretor Executivo, Gislael Floriano, e a Coordenadora de Desenvolvimento Econômico do Geoparque (e servidora da Prefeitura de Torres), Edinéia Pallu, apresentaram aos vereadores e à comunidade os conceitos fundamentais do Geoparque e os resultados recentes alcançados pela entidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região.
“Agradecemos aos vereadores de Torres por abrirem as portas desta Casa para este tema tão importante”, declarou Gislael Floriano. “Compartilhar nossos avanços e fortalecer o diálogo com o poder legislativo e a comunidade local é fundamental para o sucesso do desenvolvimento sustentável e integrado que o Geoparque vem promovendo em todo o território, com a participação de inúmeras pessoas”.
A apresentação destacou a missão do Geoparque de promover o desenvolvimento integrado do território (No RS formado por Torres, Mampituba e Cambará do Sul; em SC por Jacinto Machado, Praia Grande, Morro Grande e Timbé do Sul) através do turismo, educação e conservação do patrimônio natural e cultural. As lideranças do Geoparque explicaram que a chancela da UNESCO, obtida em 2022, reconhece a relevância internacional do patrimônio geológico do território, que abrange sete municípios em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
A apresentação reforçou o papel do Consórcio Intermunicipal na gestão do território e a importância da cooperação entre o poder público, a iniciativa privada e a comunidade para a conservação e o desenvolvimento econômico da região.
Quer conhecer um pouco mais sobre o geoparque? Acesse o link a seguir e confira o mapa ilustrado do território – COMPLETO – Geoparque mapa ilustrado
GEOPARQUE: conquistas e resultados recentes
*Trabalho em rede: O Geoparque Cânions do Sul atua em cooperação com outros territórios reconhecidos pela UNESCO em todo o mundo e sediou, com sucesso, a 7ª conferência da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe, evento que atraiu mais de 600 participantes de 14 países, em Torres.
*Criação da rota turística da região: a Georrota Cânions do Sul, desenvolvida em parceria com o SEBRAE. O projeto já conta com a participação de mais de 300 empresas e resultou na organização da oferta de experiências turísticas, artesanato, meios de hospedagem e gastronomia.

*Engajamento e Educação: Mais de 1200 pessoas participaram de cursos e capacitações sobre o Geoparque em todos os municípios, e mais de 1000 estudantes estiveram envolvidos na Mostra da Educação.
*Fomento à Pesquisa Científica, ações de educação ambiental e compromisso com a Cultura: O Geoparque mantém parcerias ativas com 11 universidades e grupos de pesquisa que atuam no território, além de promover ações de preservação cultural com povos originários, como a aldeia Nhu-Porã.
Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?
CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp






