TORRES: Mostra apresentará fotografias inéditas do cotidiano urbano e litorâneo dos anos 1930 e 40

Exposição ‘Jacob Prudêncio Herrmann – O Olhar Revisitado’ chega a Torres dia 22 de novembro : resgatando e reinterpretando o legado visual de um dos importante cronistas da vida urbana e do litoral no Sul do Brasil

20 de novembro de 2025

Torres recebe uma exposição que resgata e reinterpreta o legado visual de um importante cronistas da vida urbana e do litoral no Sul do Brasil.

Um olhar que atravessa o tempo: as cidades, seus habitantes e seus silêncios registrados por uma lente sensível e apaixonada. É isso que o público poderá vivenciar com a abertura da exposição “Jacob Prudêncio Herrmann – O Olhar Revisitado”, que ocorre dia 22 de novembro de 2025, sábado, às 18h, na Galeria Ten Caten (localizada no Itália Praia Shopping, em Torres). A mostra inaugura o projeto homônimo, que traz à luz mais de 1.000 fotografias inéditas feitas pelo fotógrafo amador entre as décadas de 1930 e 1940, revelando cenas do cotidiano em Porto Alegre, no Litoral Gaúcho e Catarinense, além de outras cidades do Rio Grande do Sul.

Anúncio 1

Mais do que um resgate histórico, o projeto propõe uma releitura de um passado quase esquecido — um mergulho em paisagens, figuras humanas, costumes e transformações urbanas fixadas pela câmera Zeiss-Ikon de Jacob Prudêncio Herrmann. Todo este acervo está disponibilizado em uma plataforma digital pública e gratuita, que apresenta o acervo acompanhado de contextos históricos, referências e leituras interpretativas.

Com realização e produção do Cineclube Torres, apoio da Galeria Ten Caten e curadoria e coordenação de pesquisa de Jorge Herrmann – artista visual e neto do fotógrafo – o projeto representa um marco para a preservação da memória urbana e da arte fotográfica gaúcha. Financiado pela Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura do RS, “O Olhar Revisitado” amplia o acesso ao patrimônio visual produzido no Sul do País no início do Século XX.

Anúncio Slider Meio

 

Sobre Jacob Prudência Herrmann

Jacob Prudêncio Herrmann destacou-se pela capacidade de transformar o ordinário em memória — revelando ruas de pedra, bondes, costumes populares, eventos históricos e o movimento cotidiano de cidades em transformação.

“Jacob era um fotógrafo de fins de semana, pois o seu trabalho impunha essa condição. Porém, isso em nada pareceu tê-lo limitado, pois tinha o dom do memorialista, que sabe estar fotografando uma realidade que precisa ser documentada”, afirma Jorge Herrmann. Ele acrescenta: “Talvez Jacob não tivesse exatamente essa ideia a seu próprio respeito, mas ao analisar suas fotografias, não consigo deixar de pensar que se tratava, mesmo, de um sensível artista.”

Agora, esse legado se abre ao público de Torres, convidando cada visitante a atravessar o tempo e reencontrar paisagens que pulsam nas imagens de Jacob — entre bondes, ruas de paralelepípedos, ventos marítimos e céus cruzados pelo Zepellin. Uma cidade viva, que volta a respirar pela força da memória e da arte.

Arroio Dilúvio – Fundos da Rua João Alfredo -Barqueiros transportando lenha – Porto Alegre (Jacob Prudêncio Herrmann)

 

SERVIÇO:
Abertura da exposição “Jacob Prudêncio Herrmann – O Olhar Revisitado”
Data: 22 de novembro de 2025, sábado, às 18h.
Local: Galeria Ten Caten | Itália Praia Shopping | Rua Júlio de Castilhos, 477, Torres-RS
Visitação até 20 de dezembro, mediante agendamento prévio pelo whatsapp: 51 99240-7038. Na referida data, às 18h, haverá visita guiada.
Entrada: Gratuita
Curadoria e pesquisa: Jorge Herrmann
Produção: Cineclube Torres
Realização: Lei Paulo Gustavo — Ministério da Cultura / SEC-RS | Cineclube Torres e Jorge Herrmann
Apoio: Galeria Ten Caten
Para mais informações, acesse www.jacobprudencioherrmann.com.br ou entre em contato com 51 986320145.

Projeto contemplado pelo Edital de Concurso Pesquisa, Registro e Memória, realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.

 

Cineclube Torres
Associação sem fins lucrativos
Ponto de Cultura – Lei Federal e Estadual Cultura Viva
Ponto de Memória – Instituto Brasileiro de Museus
Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística – Cadastur

CNPJ 15.324.175/0001-21/ Registro ANCINE n. 33764/  Produtor Cultural Estadual n. 4917

 

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados