A Mottironi Editore faz na sexta-feira (21 de novembro), às 16h, durante o evento Biblioteca na Praça, o pré-lançamento de dois livros – realizados mediante fomento de políticas públicas federais, a lei Paulo Gustavo e o Plano Nacional Aldir Blanc, através de editais municipais.
A “Biblioteca na Praça 2025”, de 21 a 23 de novembro, é um evento realizado na praça XV pela Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Esporte, para valorizar a leitura, a cultura local e a produção artística torrense.
O primeiro livro vem na sequência de um livro editado em 2019 e lançado aquele ano na única edição da Feira do Livro de Torres realizada na Guarita, “Preserve Torres” do Mestre Paulo França, com o registro das atividades artísticas/ambientais realizadas nas praias de Torres até então.
Em este novo livro “Mestre Paulo França – Guardião das Torres” aparecem novas técnicas, com a utilização de elemento líticos, pedras presentes no local, e até resíduos da presença humana, lixo encontrado na praia, utilizados sempre de forma inusitada e irônica. Junto às fotos das obras, assim como no livro de 2019,a criação literária do Mestre, em forma de trovas e poemas, de expressão popular.
Seja nas mensagens gravadas de forma efêmera, seja nos versos vigorosos de poemas, o Mestre Paulo França representa uma unidade de resistência dos valores tradicionais e ancestrais da comunidade litorânea, desempenhando a importante função social de contestação à dominante cultura capitalista e antiecológica.
Livro “Torres, uma Gincana Histórica”
O segundo livro é de autoria do próprio editor, Tommaso Mottironi, com o professor e historiador Leonardo Gedeon, e conta com as ilustrações do Mauro Freitas da Mauzi Estúdio.
O tema do livro, intitulado “Torres, uma Gincana Histórica”, é a educação patrimonial, a necessidade de preservar e valorizar os testemunhos históricos da cidade para manter sua identidade e tradição.
Dirigida a um público infanto juvenil, a obra acompanha uma turma escolar na construção desses saberes e experiencias de forma didática e colaborativa, num percurso que vai desde o antigo centro urbano de Torres até as comunidades mais distantes.
Os dois livros da Mottironi Editore podem ser adquiridos no local no evento ou posteriormente, mediante contato com o editor.






