Durante a Copa Mercosul Internacional de Jiu-jitsu – realizada neste domingo (23) no SESC de Porto Alegre – jovens atletas de Arroio do Sal acabaram se destacando. Três alunos do Projeto Centro Municipal de Educação Integral (CEMEI), integrantes das oficinas da modalidade esportiva, representaram o município na categoria Mirim.
Com apenas sete anos, a aluna Sophia dos Santos Sturcio conquistou o 1º lugar em sua categoria. As categorias eram definidas por faixa etária e peso, e a atleta de Arroio do Sal superou uma forte adversária, líder do ranking, com faixa cinza e cerca de cinco quilos a mais que Sophia.
Outro destaque de Arroio do Sal foi o aluno João Rafael Menezes Dutra, de nove anos, que alcançou o 2º lugar no pódio (em sua categoria). Nathan dos Santos Sturcio, de nove anos, também participou da competição, demonstrando ótimo desempenho e grande espírito esportivo.
Os estudantes Sophia e Nathan são alunos da Escola Leonel Brizola, enquanto João Rafael representa a Escola Aracy Gomes Valim.
Campeã também no xadrez
Além disso, o projeto CEMEI (Centro Municipal de Educação Integral) de Arroio do Sal revelou mais um talento em outra modalidade. Na última semana, a aluna da oficina de xadrez, Giséli da Silva de Oliveira, se destacou no Campeonato Gaúcho de Xadrez Escolar 2025, realizado em Canoas, ao conquistar o 3º lugar pela categoria feminina. O evento foi realizado no Canoas Shopping, reunindo aproximadamente 30 participantes do SUB9 ao SUB19.
Desde o início do ano, a estudante de 11 anos da Escola Municipal Santos Salvador de Mello tem impressionado pelo alto desempenho no xadrez, demonstrando dedicação e compromisso em cada aula.
Formando cidadãos
Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, o projeto CEMEI oferece diferentes oficinas, incluindo as de Jiu-jitsu, ministradas pelos professores Tiago Fraga e Henrique Cardoso. O CEMEI atende estudantes da rede pública em diferentes contextos sociais e realidades, oferecendo acompanhamento pedagógico, atividades esportivas e culturais no turno inverso – num projeto que também objetiva pela formação cidadã.
(FONTE – ASCOM PMAS)






