Moradores do bairro Igra Norte, em Torres pedem praça com parque infantil, alegam que com a revitalização do valão, onde foram fixadas suas margens e as ruas laterais, receberam pavimentação asfálticas, mas seria muito importante se a prefeitura atendesse a sua demanda de anos: a construção de uma praça junto a foz do valão. “Isso viria a beneficiar a comunidade e preservaria os mangues que vêm sendo destruídos dia a dia”, dizem alguns moradores, contatados pela coluna.
Já no bairro Centenário, a comunidade dispõe de área destinada. Basta que o poder público torrense tenha boa vontade implementando projeto e buscando recursos para a implantação. “É certo que estamos cada vez mais integrados aos meios digitais e permanecemos praticamente todo o tempo on line. Mas também é indiscutível a falta que uma boa área de lazer faz para uma cidade. Afinal de contas, as pessoas também gostam de interagir umas com as outras e nada melhor do que um ambiente preparado especialmente para isso. Nesse sentido, a presença de um parque infantil vai revitalizar o bairro porque transforma a vida dos moradores de todo entorno, promovendo a integração entre os moradores”, dizem moradores do Centenário.
Resgatar espaços públicos para a convivência dos moradores é uma ótima ferramenta para revitalizar um bairro, e nada é melhor do que reformar uma praça, inserindo nela um parque infantil e ambientes de passeio e de conversa entre os moradores. Além de garantir a diversão dos pequenos, um parque infantil no bairro também resgatará tempos preciosos em que as pessoas simplesmente estão descansando, descontraindo ou praticando atividades físicas ao ar livre. E tudo isso aumenta significativamente a qualidade de vida do bairro e o índice de felicidade dos moradores, integrando às demais melhorias na região.
Uma praça também é uma excelente maneira de promover um espaço de lazer gratuito e de qualidade, pois, além do parquinho, pode-se promover na área diversas atividades culturais e socioeducativas para melhorar a convivência e o sentimento de pertencimento dos moradores, melhorando a saúde das crianças.
Um parque infantil contribuirá para o desenvolvimento físico e mental das crianças, desenvolverá as habilidades físicas, como a coordenação motora, a postura, a musculatura e o sistema cardiorrespiratório, além de combater o sedentarismo e ativar a vitamina D no organismo, prevenindo, assim, diversas doenças; desenvolverá as habilidades mentais e emocionais, contribuindo para a socialização, a concentração (melhorando o desempenho escolar), o incentivo à criatividade, a respeitar os limites e a se socializar com as demais crianças.
Levando em consideração a melhora na saúde e no desenvolvimento das crianças dos bairros torrenses, a consequência positiva pode ser a diminuição da ociosidade e de certos problemas de saúde que podem ser prevenidos, diminuindo, dessa forma, a ida dos pequenos ao postinho de saúde. Considere, ainda, incluir brinquedos e espaços para crianças maiores, como pista de skate, por exemplo.
Além disso, a presença de crianças no parquinho infantil que tenha uma área verde também ajuda na educação socioambiental e conscientização dos pequenos, aumentando as chances de um local preservado e diminuindo os custos com manutenção.
Esses foram apenas três argumentos que explicam como um parque infantil pode revitalizar um bairro. Mas atenção: não basta apenas colocar brinquedos aleatórios em uma praça para tornar o local apropriado: É preciso ter muito cuidado na hora de contratar uma fabricante séria e comprometida com as normas de segurança da ABNT, para que os materiais dos brinquedos tenham a qualidade e a segurança que os moradores precisam e merecem.

