Qualifica Vigilância em Saúde: Arroio do Sal cumpre 88% das metas ficando entre os melhores desempenhos do RS

Entre as temáticas avaliadas estão imunizações, dengue e outras arboviroses, qualidade da água, emergências em saúde pública, sistemas de informação e processos de trabalho e educação em vigilância em saúde

16 de dezembro de 2025

Arroio do Sal está entre os oito melhores desempenhos municipais pelo programa estadual ‘Qualifica Vigilância em Saúde RS’. O município cumpriu 22 das 25 metas preconizadas pelo Governo do Estado, conquistando o 1º lugar na região do Litoral Norte, além de figurar entre os oito melhores desempenhos entre as 497 cidades gaúchas.

Arroio do Sal também está entre os três municípios, na faixa de 10 a 20 mil habitantes, que atingiram esse nível de desempenho no ciclo 2025. A certificação do programa foi entregue ao secretário municipal de Saúde, Wallace Cunha, à coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Marcieli dos Santos e ao coordenador de Vigilância Sanitária, Emílio Schaly nesta quinta-feira (4), no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre.

Anúncio 1

O secretário adjunto, Toninho da Silveira, e a técnica em Saúde, Roberta também estiveram presentes em cerimônia que contou com gestores estaduais de saúde e com a presença da secretária estadual de Saúde (SES), Arita Bergmann. “Apenas 88 municípios realizam mais de 20 ações previstas pelo programa, representando cerca de 18% das cidades estaduais. Cumprir 22 metas demonstra o quanto nossa equipe está comprometida com um trabalho público de excelência. É um reconhecimento importante para todos nós”, afirmou a coordenadora.

 

Anúncio Slider Meio

O que é o Qualifica Vigilância RS

O Qualifica Vigilância RS foi criado para ampliar a capacidade dos municípios na resposta a emergências sanitárias, surtos e epidemias, adotando critérios técnicos, acompanhamento contínuo e transparência na distribuição dos recursos. A metodologia também prioriza municípios de menor porte, que recebem proporcionalmente mais investimentos, garantindo maior eficiência na descentralização e qualificação das ações em vigilância.

Entre as temáticas avaliadas estão imunizações, dengue e outras arboviroses, qualidade da água, emergências em saúde pública, sistemas de informação e processos de trabalho e educação em vigilância em saúde, entre outros temas.

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados