OPINIÃO – CPI DOS QUIOSQUES DE TORRES

Participam desta sessão pessoas ligadas diretamente na contratação e na elaboração da licitação da prefeitura, dos setores de Indústria & Comércio, Procuradoria do município e Licitações

FOTO DE ARQUIVO: Beira Mar da Praia Grande, com quiosques instalados (FONTE - A FOLHA Torres)
22 de dezembro de 2025
Coluna de Fausto Júnior - A FOLHA - Torres- RS

Até a RBS colocou em suas plataformas de comunicação o atraso da colocação dos quiosques na praia de Torres causado pela anulação de uma licitação realizada pela prefeitura, que teve de ela mesma, anular por conta de achar que continha irregularidades. A previsão inicial era de que os equipamentos fornecedores de bebidas e lanches de beira de praia só funcionariam em meados de janeiro, o que gerou a matéria pela RBS. Tradicional empresa de comunicação esta que parece mais dar destaque a região de forma sazonal, em minha opinião vendo ainda o litoral gaúcho ( incluindo Torres) como uma espécie de balneário que os gaúchos usam para enfrentar o calor nos meses de verão – ao invés de cobrir as cidades como municípios anualmente, cidades que, dentre várias coisas, oferecem aos veranistas esta opção de refresco do verão escaldante do RS, mas que atendem também turistas, além de ter uma população pujante que vive, sim, do movimento de prestação de serviços da temporada , mas que também tem suas atividades internas, incluindo a democracia funcionando e sendo fiscalizada pelos órgãos competentes lá da capital.

Mas as pessoas que mais sofrem com o atraso na licitação são os empreendedores locais. Muitos deles estruturam suas vidas (sobrevivência) o ano inteiro baseados no dinheiro que apuram vendendo para turistas e veranistas na temporada, agora diminuída. E nesta quinta-feira (18), o procurador do município de Torres parece ter dado um certo alento à questão: disse na Rádio Gaúcha que até terça feira (23) os quiosques irão estar homologados a licitar – e que a partir de então já irão começar a se instalar.

Mas em meio a este atraso, a Câmara abriu uma CPI que nesta semana que vem, terça-feira, deverá ter uma sessão no formato de Acareação, para ouvir novamente os que já participaram das oitivas preliminares, provavelmente porque os depoimentos não estão fechando a equação. Deve ter mal-entendidos no meio, que serão melhor entendidos depois desta acareação. O presidente da CPI é o vereador Rafael Silveira, que solicitou a CPI (aprovada pela Mesa Diretora da Casa Legislativa).

Participam desta sessão pessoas ligadas diretamente na contratação e na elaboração da licitação da prefeitura, dos setores de Indústria & Comércio, Procuradoria do município e Licitações. O prefeito Delci foi ouvido inicialmente, mas não está na lista dos que irão participar da acareação.

 

 

 

 

 

 




Veja Também





Links Patrocinados