Última sessão do ano na Câmara de Vereadores de Torres teve críticas contundentes ao Governo Municipal

Vereador Igor Beretta – presidente do Poder Legislativo torrense - fez mais uma vez discurso forte contra a gestão do prefeito Delci (que é do seu mesmo partido, o MDB)

31 de dezembro de 2025

Na segunda-feira, dia 29 de dezembro, a Câmara de Vereadores de Torres realizou a 44ª sessão ordinária de 2025, a última do ano de 2025. Como de costume nesta época do ano, foram feitas homenagens de vereadores a cidadãos torrenses antes do início da sessão.

Dentre vários discursos dos vereadores, tanto no Grande Expediente (manifestação de 10 minutos) quanto no pequeno expediente (5 minutos), ocorreram algumas críticas contundentes ao primeiro ano do governo Delci Dimer como prefeito de Torres – e críticas pontuais ao mesmo governo acerca de assuntos em destaque na semana, que envolvem o início da temporada de verão.

Anúncio 1

Um dos destaques foi o discurso do presidente da Câmara, Igor Beretta (MDB), que atacou o prefeito e sua equipe com adjetivos fortes, lamentando que tais críticas tivessem que estar acontecendo (uma vez que Igor é presidente municipal do mesmo MDB de Delci). Criticou o mau estado de conservação de muitas das passarelas de acesso à praia e voltou a questionar a casa de Passagem para pessoas em situação de rua no Bairro São Jorge (lembrando da manifestação realizada por lá, contra o equipamento social).

Zé Milanez (PL) criticou o fato de o legislativo não estar sendo ouvido pela Prefeitura, declarou seu apoio aos moradores da Cal e São Francisco que continuam sofrendo com a casa de passagem. Fez ainda pedido especial aos moradores e turistas que recolham seu lixo na beira-mar e preservem o meio ambiente.

Anúncio Slider Meio

As recorrentes críticas à Casa de Passagem (hoje na Praia da Cal/ São Francisco) fizeram também parte dos discursos de Carla Daitx (PP), indicando que o ponto vem causando transtorno (e a necessidade de visitas constantes da BM na localidade). “ninguém quer (a casa de passagem) perto de sua casa”, salientou Carla – indicando que deveria ser em local mais afastado.

 

Buscando mais consenso e ‘bandeira branca’ em meio as críticas

 

Mas alguns vereadores manifestaram-se destacando a boa intenção do governo – mesmo que ressaltando sobre coisas pontuais deveriam ser mudadas – como Dilson Boaventura (MDB) e Luciano Raupp (PSDB), este sugerindo que houvesse um certo ‘pacto de paz’ na relação  entre a Câmara e o Poder Executivo – para que o ano de 2026 seja profícuo e os rumos das ações por Torres melhorem. Luciano também lembrou que o monitoramento eletrônico está sendo implementado em Torres, para aumentar noção de segurança na cidade, mas alertou que ainda havia guaritas desativadas nas Praias Webber e Itapeva (o que é descrito como situação de perigo pelos moradores e banhistas destes balneários, desguarnecidos de guarda-vidas).

Dilson, por sua vez, citou feitos recentes importantes do governo (como os banheiros container, trazidos com economia) e lamentou que muitos fatos não tiveram comunicação eficiente para que o povo soubesse, por isso teriam passado desapercebidos.  “Colegas, o Delci é porta aberta, podem chegar cada um de vocês, tenho certeza de que ele vai ouvir e atender. Tem que cobrar também dos secretários, que tem que ter responsabilidade pelas pastas”.

Necessidade de fiscalização do som alto na beira da praia foi uma dos pedidos do vereador Rogerinho Jacob(PP), que também pediu que os cidadãos tenham mais consciência ambiental na orla. E a vereadora Deise Clezar (PSDB) lamentou o estado das várias vias na Vila São João, em decorrência de obras recentes da Corsan – pedindo que municipalidade e Corsan conversem para diminuir transtornos.

Presente na sessão, o vice-prefeito André Pozzi disse que ouviu atentamente as demandas dos vereadores e disse que repassaria ao prefeito Delci. Pediu ainda uma ‘bandeira branca’, para que, em 2026, tanto executivo quanto legislativo possam trabalhar mais juntos, buscando tentar resolver os problemas desta ano que se encerra. “Que possamos ter um 2026 bem melhor que o 2025, e fazer juntos algo melhor por Torres”.

FOTO – Vice Prefeito André Pozzi

 

Vários projetos aprovados na última sessão do ano

Na ordem do dia, como se tratava da última sessão do ano, foram votados e aprovados (todos por unanimidade e sem debates) mais de vinte projetos, com destaque para os projetos de lei 111, 112, 119, 122, 123, 124/2025 que tratam da contratação de servidores em várias pastas na modalidade sem concurso e também de prorrogação de contratos chamados de emergenciais mais que se tornaram ordinários na prefeitura de Torres, na maioria deles nas pastas mais numéricas como Educação e Saúde.

O projeto 127/2025 que concede subvenção social ao Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, este anunciado pessoalmente pelo prefeito Delci Dimer na semana anterior, também fez parte dos mais de 20 PLs que entraram em pauta de votação. Também foi aprovado por unanimidade e sem debates pelos treze vereadores, da base aliada e da oposição.

Outros decretos legislativos – assinados por todos os vereadores para entregar em nome da Câmara títulos de cidadãos honorários para 4 vereadores da própria legislatura –  também tiveram aprovação unânime .

 

Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?

CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados