Atendendo à alta demanda do verão, Arroio do Sal ampliou a capacidade de recolhimento de resíduos sólidos no município. Com o grande número de veranistas e a maior geração de lixo nas últimas semanas, cerca de 70 toneladas de resíduos orgânicos e misturados estão sendo coletados diariamente. Conforme previsto pelos relatórios municipais, o volume totalizará 2 mil toneladas até o final de janeiro.
A gestão de Luciano Pinto ampliou a frota dos serviços para 12 caminhões: sete deles recolhem apenas resíduos orgânicos e misturados. “A previsão é que em fevereiro esses números caiam, mas a administração manterá o reforço para suprir a demanda não só de veranistas, mas também de novos moradores”.
No dia 07 de janeiro a Secretaria de Meio Ambiente de Arroio do Sal realizou uma reunião com a Secretaria de Obras, a cooperativa Coopersal e a empresa Bella Cittá, visando o realinhamento operacional para qualificar os serviços de coleta, triagem e transporte no município.
O encontro ocorreu na Central de Resíduos de Arroio do Sal e contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Adauri Cabral, do secretário adjunto de Obras, Patrick Campos, do representante da empresa Bella Cittá, Vanderlei Biasotto, e do presidente da Cooperativa Coopersal, Alejandro Lamas.
Dos 12 veículos que recolhem lixo atualmente, sete caminhões são para resíduos misturados, dois da Coleta Seletiva, um para volumosos (inservíveis), um para a limpeza da praia e outro atua como reforço, disponibilizado pela Secretaria de Obras. Conforme o secretário Adauri Cabral, cada um dos sete caminhões de orgânicos entrega duas cargas por dia na Central de Resíduos.
“Estamos buscando soluções logísticas e orçamentárias para maior eficiência na coleta e destinação dos resíduos sólidos, devido ao aumento considerável registrado na virada do ano. Mas seguiremos trabalhando para atender a demanda, porque, por diferentes fatores, o número de moradores também aumentou”, explica o secretário.

Investimento em coleta seletiva e reciclagem
O principal objetivo da administração pública é reduzir o volume de resíduos sólidos destinados ao aterro sanitário, em Içara (SC), por meio da coleta seletiva, triagem e reciclagem. O novo sistema começou a operar recentemente no município, no dia 22 de dezembro. Além disso, a implantação dos projetos CEMEAR e RECOMEÇAR fortalece as ações de educação ambiental e amplia as oportunidades de reaproveitamento de materiais.
A administração pública também tem orientado a população a fazer o descarte correto de resíduos volumosos e inservíveis. O serviço pode ser solicitado através do telefone (51) 99520-0564, exclusivamente por meio de mensagens, fotos e vídeos. O descarte também pode ser feito pessoalmente na Cooperativa Coopersal, com acesso pelo bairro Camboim. (FONTE – Ascom PMAS)
Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?
CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp







