Depois de quase 27 anos, o escritório do Centro Ecológico na região mudou do Centro Regional de Formação Pastoral em Dom Pedro de Alcântara, para a sede de Três Cachoeiras.
O novo endereço, na Rua Luíz André Maggi, 484, bairro São João, fica mais próximo dos escritórios da Cooperativa Econativa e do Opac (Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade) da Rede Ecovida de Agroecologia.
Além da proximidade destas e de outras entidades parceiras, a equipe avaliou que a nova localização deveria facilitar o acesso de agricultoras e agricultores assessorados. Muitas famílias do interior de Três Cachoeiras, de Morrinhos do Sul e de Três Forquilhas vão à sede do município para compras, consultas médicas e outros compromissos.
Atualmente a equipe técnica do Centro Ecológico no litoral assessora 281 famílias organizadas em grupos e associações que fazem parte do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia.
Primeiro curso na região
Desde 1985 o Centro Ecológico atuava na Serra Gaúcha, originalmente como Projeto Vacaria. Em 1991, oito anos antes da abertura do escritório em Dom Pedro de Alcântara, um grupo formado principalmente por filhos e filhas de famílias agricultoras participou do primeiro curso de Princípios Básicos em Agricultura Ecológica realizado na região, no Centro de Formação Pastoral.
De lá para cá, o espaço sediou dezenas de cursos, reuniões e até seminários internacionais, e capacitou centenas de agricultoras e agricultores a produzir alimentos saudáveis.
“Era um espaço tranquilo para o uso das pastorais (da Igreja Católica, como a Pastoral da Juventude Rural)”, recorda o padre Remi Gotardo Casagrande, responsável por levar o Centro Ecológico para o Centro de Pastoral. Ele também apurou junto à Marlene Schwanck, que por mais de 20 anos cuidou e gerenciou o espaço, que o Centro Ecológico passou a atender no escritório em março de 1999. “Então em março de 2026 seriam 27 anos.






