As comemoraçíµes pelo Dia da Maçonaria no Estado que aconteceram na última terça-feira (8) servirão para intensificar a campanha por um novo pacto federativo no Brasil. O movimento com origem no Estado do RS, mas com apoio nacional pretende requerer apoio de toda a sociedade coordenada pelo movimento da maçonaria no sentido de redefinir as atribuiçíµes dos governos federal, estaduais e municipais, sobre questíµes como saúde, educação, segurança pública, investimentos e outros. Os maços avaliam que o modelo atual é injusto pela excessiva concentração na União.
Grão-mestre da Grande Loja Maçí´nica do Estado, Gilberto Moreira Mussi em ampla divulgação para a imprensa de todo o Estado lembra que o novo contrato social para o país vem sendo trabalhado há seis meses, mobilizando as 500 lojas gaúchas Ele reafirma que a causa já obteve o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e que está sendo preparado o apoio da OAB e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
O projeto dos maçons pretende juntar milhíµes de assinaturas entre a população para entrar com o pedido de novo pacto federativo no Congresso Nacional. Eles projetam para 21 de abril ou o 7 de Setembro de 2010 a formalização da proposta em Brasília.
A maçonaria gaúcha pretende com o movimento entrar em nova fase um pouco mais aberta na divulgação de suas lutas. Os maçons são tradicionais por participarem em momentos decisivos da nação, desde a proclamação da independência.


