Feiras itinerantes no Litoral destacam a produção de 630 artesãos do RS

28 de dezembro de 2009

 

O governo do Estado do RS, por intermédio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) deu prosseguimento nesta semana í  instalação das Feiras Itinerantes de Artesanato em Imbé, Tramandaí­, Atlântida Sul, Xangri-Lá, Torres e Arroio do Sal. A ação integra o projeto Verão Legal RS 2010 e contará com a presença da diretora técnica da FGTAS, Erli Terezinha dos Santos.    

Segundo o presidente da FGTAS, Ronaldo Nogueira de Oliveira, as feiras são espaços de exposição e comercialização de artesanato instalados em unidades modulares de rua do tipo barracas que funcionarão em locais estratégicos durante o veraneio, com rodí­zio de artesãos, e também nos demais municí­pios do Estado, durante o ano todo.  O projeto tem patrocí­nio do  Banrisul em  parceria com  prefeituras e fazem parte do programa do Estado de  revitalização do artesanato como fonte de geração de emprego e renda e de estí­mulo ao empreendedorismo daquele que faz da produção artesanal a sua forma de subsistência.    

Na terça-feira passada (29), o governo do Estado instalou as mostras itinerantes aqui em  Torres e em  Arroio do Sal. A de Torres fica na Praça Pinheiro Machado (Rua José Antí´nio Picoral – Centro) junto á feira do artesanato já existente na cidade de iniciativa da municipalidade local. Já a de Arroio do Sal está aberta ao público na Avenida Arroio do Sal, 210, em frente í  Secretaria do Turismo.  

Conforme Ronaldo de Oliveira, 42 barracas serão instaladas no Litoral e 630 artesãos vinculados ao Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) serão beneficiados". O PGA é desenvolvido pela FGTAS com a finalidade de profissionalizar o artesão, concedendo-lhe a Carteira do Artesão e todos os benefí­cios dela advindos como a emissão de nota fiscal, a participação em feiras e exposiçíµes e contribuição para a previdência social.

 

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados