PROJETO QUE MUDA ESTRUTURA DE CARGOS E SALíRIOS DOS SERVIDORES DE TORRES ESTí SEM RUMO CERTO

17 de agosto de 2015

Dambrós (foto) defende um quadro enxuto, mas bem remunerado

 

Por Fausto Junior

_______________

 

Conforme informou o presidente da Câmara de Vereadores de Torres Gibraltar Vidal, o Gimi (PMDB), na última sessão da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (10/8). em quinze dias a partir do dia 10, a casa legislativa irá colocar em votação o polêmico PL29/2014, que redefine a estrutura de cargos e salários da prefeitura de Torres, extinguindo categorias, criando outras e mudando algumas regras pontuais nos benefí­cios dos servidores públicos da cidade". í‰ que o presidente do Simto (Sindicato dos Municipiários de Torres) André Dambros esteve mais uma vez na tribuna popular na última sessão da Câmara, para falar em nome do sindicato sobre a demora e a indefinição dos envolvidos para resolver o problema do processo. Conforme o presidente Gimi,  o PL que não entra em votação por estar ainda incompleto, mas não recebe os ajustes da prefeitura que, em pronunciamentos públicos, afirma que não vai mudar nada e que "depende dos vereadores a votação do PL na casa legislativa.

Dambros quer que a prefeitura mude alguns pontos do PL e afirma que não seria inteligente fazer concurso público em Torres sem mudar o Plano de Carreira, plano que para ele está cheio de erros e até de inconstitucionalidades.Somos a favor de uma máquina ENXUTA, mas onde os servidores sejam bem remunerados, afirmou Dambrós abrindo o discurso. "Conseguimos tirar temas que prejudicavam os servidores. Agora, se acrescentou mais cargos em extinção, disse. Queremos que, pelo menos, os servidores atuais sejam aumentados de ní­vel para não serem prejudicados, ressaltou André.

 

Dúvidas sobre impacto desencorajam a todos

 

 Vereadores afirmam que a conta final do PL enviado pela prefeitura acusa impacto financeiro negativo, conforme cálculo feito por servidores da própria contabilidade da municipalidade. O vereador Gimi afirma que é por este alerta financeiro que a assessoria jurí­dica da Câmara dá parecer Jurí­dico DESFAVORíVEL í  aprovação do PL 29/2014. Os vereadores poderiam estar incorrendo em improbidade administrativa caso votassem favoráveis o PL da forma que foi colocado.

Mas o presidente do Simpto afirma que o Plano realizado pelo sindicato foi feito í  luz dos números auditados pelo Tribunal de Contas do RS. Mesmo assim, em seu pronunciamento, Dambrós concordou que seria mais coerente se outro estudo, mais profundo e com um horizonte mais largo fosse realizado, até para projetar a sustentabilidade do regime de previdência dos servidores de Torres (RPPS).

Da forma que está, há de se pensar no impacto de novos concursos. Mas por outro lado, estamos numa situação de falta de melhorias nos serviços na cidade, indicou o sindicalista presidente do Simto. Queremos concursados também para sustentar nosso fundo de pensão e seria bom que isto fosse levando em conta neste cálculo maior, continuou. Precisamos destes cálculos. Como fica a sustentabilidade dos servidores aposentados o futuro? Indagou. Falta um levantamento, encerrou o Dambrós.

 

 

Saúde é o foco do concurso

 

  Há muitos anos que parte dos servidores da Saúde Pública de Torres está sendo contratada com critérios técnicos e polí­ticos, sem passa por concurso público. O Tribunal de Contas já apontou várias vezes esta irregularidade, sugerindo a realização de concurso, mesmo estes funcionários sendo parte da necessidade de cobrir funçíµes que vêm de verbas de programas federais e estaduais – como Farmácia Popular, SAMU, PIM, dentre outros.

A cada seis meses, a prefeitura precisa renovar os contratos chamados de Especiais. São mais de 200 pessoas contratadas nesta condição.

Casualmente, a base aliada do governo sempre posterga a realização de concursos. E casualmente, também, a oposição sempre milita pela realização dos certames, alegando que os contratados são polí­ticos, com critérios que escolhem os chamados amigos da prefeitura", aliado dos partidos no poder.

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados