Terapias antiestresse: você já escolheu a sua?

4 de outubro de 2015

 

 

No Reiki (foto), a energia é canalizada e transmitida pela imposição das mãos

 

As terapias alternativas são uma excelente opção para as pessoas que desejam relaxar o corpo e a mente, combater o cansaço fí­sico e mental, acabar com as dores, aliviar o estresse, além de auxiliar no tratamento contra a depressão e outras doenças.

 

 

Por Maiara Raupp

________________

 

O estresse do dia a dia, acumulado ao longo do tempo, pode gerar muitos problemas de saúde. Aliviar essa tensão e relaxar é mais do que simples capricho, é uma questão de manter o equilí­brio de todo o organismo, manter distante as doenças da vida moderna, assim como ter mais disposição para encarar a rotina e solucionar as dificuldades que sempre surgem, sem perder a paciência ou ter vontade de abandonar tudo e sair correndo.

Independe da técnica que você escolha para tratar seu corpo e mente, lembre-se de que a autoajuda é um fator fundamental. Ter uma postura positiva e otimista, procurar manter a calma e a serenidade, dormir um sono tranquilo, cuidar da alimentação e procurar uma atividade prazerosa também são essenciais para garantir a saúde e o alí­vio do estresse.

Apesar da correria diária é preciso sempre encontrar tempo para os cuidados básicos consigo mesmo, para relaxar entre uma atividade e outra, porque esses cinco minutos em que paramos a agitação traz uma pausa para nossos pensamentos. Escutar um pouco de música, tomar um chá ou suco, ler algum artigo interessante ou mesmo fechar os olhos por alguns instantes, podem garantir que a tensão seja aliviada. Além disso, se esses cuidados básicos e diários forem associados a uma terapia que relaxe corpo e mente, certamente o estresse desaparecerá e você terá muito mais qualidade de vida e saúde.

 

Em busca do equilí­brio (fí­sico e mental)


Segundo o Sindicato dos Terapeutas, as terapias holí­sticas ou alternativas mais comuns são: Acupuntura, Apometria, Aromaterapia, Cristaloterapia, Cromoterapia, Terapia com Florais, Massoterapia, Reflexologia, Meditação, Radiestesia e Reiki. As terapias holí­sticas ou alternativas estão relacionadas í  questão do equilí­brio das emoçíµes. Quando praticadas com frequência podem atenuar de forma significativa o estresse do cotidiano. Elas atuam nas quatro caracterí­sticas mais importantes da pessoa: mental, emocional, fí­sico e espiritual. O terapeuta holí­stico leva em consideração o campo social, psí­quico e energético do paciente, promovendo qualidade de vida, autoconhecimento e mudanças positivas, afirmou a psicóloga Caroline Westphalen, informando ainda que algumas técnicas da terapia holí­stica já são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e estão disponí­veis no SUS de algumas capitais.

Uma delas é o Reiki, sistema de harmonização e reposição energética, onde a energia é canalizada e transmitida pela imposição das mãos. Esse sistema ajuda a compreender as principais causas de desequilí­brios e doenças. O Reiki equilibra o corpo fí­sico, emocional, mental e espiritual, desbloqueando e curando profundamente os chakras. Ele reduz ansiedade, depressão, cansaço fí­sico e mental, estresse, sentimento de culpa, medos, dores, os efeitos de quimioterapia e radioterapia. Além disso, aumenta sua percepção, autoconfiança, intuição, traz uma sensação de relaxamento profundo, bem estar e paz interior, garantiu a mestre em Reiki, Juliana Monteiro.

Juliana explicou ainda que essa terapia é um dos caminhos para cura espiritual. Ele ajuda as pessoas a terem uma religação com o espí­rito, que é o principal fator de desequilí­brio em nossa mente e corpo.A essência do Reiki é amor e compaixão, concluiu ela.

Outro método de tratamento complementar reconhecido pela OMS são os florais de Bach.   De acordo com a terapeuta holí­stica Caroline Westphalen, a terapia com florais foi descoberta e desenvolvida pelo médico e bacteriologista Edward Bach, na Inglaterra, na década de 30. O sistema de florais do Dr. Bach possui 38 essências (infusíµes naturais extraí­das de flores silvestres da região de Gales), cada uma com sua respectiva indicação. Para Bach, a doença é o resultado de um desequilí­brio emocional produzido, em um primeiro momento, em nosso campo energético. O agente curativo das essências florais atua diretamente na causa do desequilí­brio (doença). Além de harmonizar nossa energia, o floral trabalha também nossos chakras e, consequentemente, nossas camadas áuricas (campo energético). í‰ uma terapia holí­stica que equilibra nossas emoçíµes, combatendo, além do estresse, doenças psicossomáticas, ansiedade, depressão, bipolaridade, hiperatividade, obesidade, falta de apetite, fobias e medos. Algumas essências de florais afloram conteúdos do inconsciente. Por isso, a importância do engajamento em um processo de psicoterapia com um(a) psicólogo(a) junto ao tratamento com florais, ressaltou Caroline.

 

 

Além de harmonizar energias, o floral trabalha também com os chakras

 

Outras terapias alternativas

 

Existem atualmente muitas outras opçíµes de terapias alternativas que podem ser encontradas em clí­nicas, spas, centros de massagem, de terapias alternativas e holí­sticas, assim como com profissionais independentes que possuem seus consultórios ou fazem atendimento domiciliar. Alguns exemplos:

 

– Acupuntura –  estí­mulo de pontos do corpo com finí­ssimas agulhas, a acupuntura, terapia chinesa, utiliza esses pontos chamados de Acupontos ou Pontos de Acupuntura para aliviar o estresse, ajudar no emagrecimento, para combater a cólica, a enxaqueca e até mesmo para o tratamento de fibromialgia;

 

– Aromaterapia – Se trata de um dos ramos da Fitoterapia (terapia através das plantas). Essa técnica se utiliza de óleos derivados de extratos de plantas para produzir efeitos positivos no organismo. Cada aroma é capaz de proporcionar um benefí­cio diferente, como o tratamento de dores, desequilí­brios psicológicos e emocionais assim como alí­vio do estresse;

 

– Reflexologia – Os pontos de reflexo nos pés e nas mãos supostamente correspondem a vários órgãos do corpo. í‰ usada para tratar estresse, ansiedade, asma, problemas menstruais e digestivos (como a constipação);

 

– Yoga – associando meditação, equilí­brio e condicionamento fí­sico, a Yoga traz benefí­cios para mente e corpo. O método combate distúrbios do sono, problemas circulatórios, auxilia na memória, no reajuste da postura e também no emagrecimento;

 

– Massagem – Essa massagem atua nos mesmos pontos que a acupuntura, entretanto nessa técnica não são utilizadas as agulhas finí­ssima, pois trabalha com o toque das mãos. Auxilia no tratamento de dores diversas assim como é utilizada para tratar dores no pescoço, até mesmo as dores crí´nicas.  

 

 

Livros para colorir vem conquistando seu espaço

 

Versão publicada no Brasil do livro para colorir Secret Garden virou bestseller

 

Uma terapia antiestresse que vem chamando a atenção atualmente são os livros para colorir. Pessoas que possuem agenda lotada e têm milhares de responsabilidades e compromissos estão se rendendo a arte de colorir, atividade que até então era destinada exclusivamente í s crianças.

Tudo começou em 2013, na França, quando Johanna Basford lançou a série Secret Garden, uma coleção de livros para colorir destinado aos adultos, um sucesso quase instantâneo, e desde então, cada vez mais popular em todo o mundo, chegando recentemente ao Brasil.

Os livros antiestresse para colorir foram criados como uma forma de arteterapia. O público-alvo são aquelas pessoas que trabalham o dia todo e precisam encontrar, em meio ao tempo escasso, uma maneira de  relaxar. í‰ importante ressaltar que a atividade vai muito além de uma mera distração, constitui-se uma verdadeira terapia para o cérebro. Segundo os criadores e os próprios leitores, colorir ajuda a diminuir a ansiedade, estabiliza o humor, aumenta a capacidade de atenção, é extremamente relaxante e pode até servir como um auxí­lio para dormir. Os livros exigem dedicação e para isso é necessário que o indiví­duo se desligue de seus problemas e concentre todas as suas energias no colorido. Essa atitude facilita o encontro consigo mesmo, permite um momento de silêncio e contemplação, raro nos dias de hoje. Além disso, corrobora para a retomada de vivências da infância e um sentimento de nostalgia que pode ter ação benéfica na vida do indiví­duo, contribuindo para a redução do estresse e desenvolvendo a memória e capacidade criativa, garantiu o autor.

 

Desenhando contra o stress

 

Os livros de colorir se transformaram numa febre no Brasil. De acordo com a psicóloga Caroline Westphalen, o psiquiatra Carl Jung, em meados da década de 20, foi o primeiro a introduzir o desenho, a pintura, a colagem e a arte no contexto da psicologia como forma terapêutica de expressão e descoberta do self (nosso verdadeiro eu), principalmente em casos de pacientes com depressão, ansiedade em alto grau, transtorno de estresse pós-traumático e pacientes com esquizofrenia. Alguns livros para colorir tem função de relaxamento e amenizam o estresse, mas é preciso tomar cuidado com o tipo de desenho que se escolhe. í€s vezes, desenhos com muitos detalhes podem desencadear uma reação contraria em pessoas impacientes demais, assegurou Caroline.

Ela falou ainda que os livros para colorir podem ser considerados como passatempo para aliviar o estresse, distração e até mesmo nos afastar de forma saudável um pouco do mundo tecnológico o qual estamos inseridos diariamente. Além disso, a conclusão da pintura de uma página desses livros causa um sentimento de satisfação e orgulho em nosso cérebro. Os livros de pintar servem mais como válvula de escape do que como um atividade realmente terapêutica no sentido resiliente relacionado a uma clí­nica de psicoterapia, concluiu a terapeuta.  

 

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados