CLIMA: ele influencia no seu humor?

11 de novembro de 2015

Há pessoas que não têm dúvidas do quanto o clima interfere em seu estado de espí­rito. Já existem aquelas que não se abalam com isso e vivem intensamente cada estação. E você, como lida com isso?

Por Maiara Raupp
_______________

 

Já são meses de sol escondido, céu cinza e muita chuva no Rio Grande do Sul, além de temporais de vento e granizo que deixaram muitos desabrigados pelo estado. Em épocas assim basta um tí­mido raio de sol para que sorrisos sejam distribuí­dos, para que as pessoas se animem e saiam cheias de energia pelas ruas. A explicação é cientí­fica: pesquisas mostram que a  meteorologia influencia no humor e na saúde  das pessoas. A relação é de 480 a.C., quando Hipócrates publicou ˜Dos ares, das águas e dos lugares™,  em que afirma que o médico deveria investigar a origem das enfermidades no ambiente de vida do homem.

Segundo pesquisadores, o tempo meteorológico afeta as relaçíµes pessoais, pois o ser humano é  homeotérmico, ou seja, possui temperatura do corpo entre 36 °C e 37 ºC, ficando desconfortável com temperaturas abaixo ou acima disso.O bem-estar humano depende do conforto térmico através da relação temperatura e umidade, vento e pressão atmosférica e iluminação. As baixas pressíµes de estados pré-frontais relacionados aos anticiclones polares podem causar desconforto, cansaço ou indisposição. A depressão e o suicí­dio podem estar relacionados, nos paí­ses de altas latitudes, como a Suécia, ao curto perí­odo de insolação na estação de inverno. Em contrapartida, a chegada da primavera nos paí­ses de clima temperado costuma ser motivo de alegria, explicaram os estudiosos.

Assim como na Suécia, o alto í­ndice de suicí­dio no Rio Grande do Sul pode estar relacionado ao clima frio. De acordo com a psicóloga especialista em qualidade de vida, Elizabeth Mendes Ribeiro da Rocha, as baixas temperaturas e a pouca exposição ao sol, no caso de dias seguidos de chuva, deixam a maioria das pessoas mais introspectivas, tristes ou depressivas. Já o calor e o sol deixam as pessoas mais eufóricas, voltadas í s relaçíµes interpessoais. Antigamente, a psicanálise dizia que todos os problemas estavam dentro do sujeito, mas depois outras teorias mostraram que o meio ambiente influencia diretamente no humor das pessoas. í‰ uma relação inegável, afirmou Elizabeth.  

Para a psicóloga especialista em Psicologia Clí­nica, Anissis Moura Ramos, há uma relação hormonal entre a exposição do corpo ou não í  luz, por isso a mudança de humor. Quando tomamos sol, nosso corpo libera  serotonina, neurotransmissor responsável pelo controle da ansiedade e bom humor. Já em dias nublados, liberamos  melatonina, o hormí´nio do sono, que nos deixa sonolentos e indispostos, garantiu ela.

Depressão Sazonal
O professor de Psicologia da PUC-RS, Christian Haag Kristensen, explicou que a depressão associada ao tempo era antigamente chamada de  depressão sazonal, agora abordada pelos pesquisadores como transtorno depressivo maior com padrão sazonal.  No Brasil, ainda não temos muitas pesquisas sobre isso, mas nos Estados Unidos, em regiíµes quentes como a Flórida, a ocorrência desse transtorno é de menos de 2%, enquanto chega a 10% no Alasca, onde é frio, completou ele.  

Por isso, conforme a psicóloga Elizabeth, é indicado que pessoas com depressão tomem sol, e que os ansiosos façam esportes ao ar livre, como corrida ou caminhada. A gente não se dá conta do quanto somos condicionados ao tempo, destacou ela, acrescentando ainda que, embora seja menos comum, há pessoas que gostam da chuva e do frio. São aquelas que associam esse tempo ao aconchego, í  famí­lia e í s boas lembranças, concluiu a especialista.  

Trabalhe o psicológico
Se você acreditar que é feliz apenas em dias quentes e ensolarados, você associa o estado de humor ao tempo e clima. Por isso, é muito importante rever esse pensamento de que tempos nublados e chuvosos são negativos e passar a fazer associaçíµes positivas: com certeza houveram momentos bons na vida nesse tipo de clima. Devido a este tipo de associação alguns transtornos e sintomas de depressão podem se agravar dependendo do significado e importância que a pessoa dá aos dias chuvosos e frios. Para transformar isso, é necessário mudar a atitude, tornando esses dias mais felizes:

Busque fazer algo que goste – uma atividade de lazer ou encontro com amigos para dar novo significado a esse clima;

Exercite-se – Exercí­cios aeróbicos em lugares abertos, mesmo quando está nublado, aumentando os ní­veis de serotonina mesmo que seja sem exposição direta a luz do sol;

Faça atividades de inverno – Fazer atividades que só podem ser feitas no inverno é uma ótima forma de ˜™esperar™™ por ele ao invés de odiá-lo. Caminhadas e pedaladas, fotografar, tocar e ouvir músicas, esquiar, observar a natureza invernal são ótimas alternativas. Abrace o inverno e ele não será mais um inimigo!

Mude a forma de se vestir – Use roupas coloridas, troque de acessórios, a forma de nos vestir influencia fortemente em nosso humor. Usar apenas roupas escuras no inverno apenas fortalece a ideia negativa do inverno;

Aceite a estação
– Mantenha uma atitude positiva e os meses de frio e chuva passarão depressa.

 

O clima (e o humor) para alguns torrenses:

 

Schayene Silva “ Eu amo chuva e amo frio. Mas óbvio que não gosto em exagero".

Valéria Frison
– "Sol, sol, sol e calor!!! í‰ o que amo!!!"

Cosme Klein
“ "Gosto do  outono. Mas como tudo na vida ter que haver equilí­brio".

Erica Rocho
“ "Primavera. Quem dera sempre ser primavera!"

Luzane Silveira Maggi
– "O bom de morar na região sul é poder experimentar um pouquinho de cada: frio,calor e meia estação. Cada época tem suas vantagens é só saber aproveitar".

Graziele Girardi
– "Adoro frio, inverno. Quando o tempo não está do meu agrado, ligo o ar-condicionado no frio total. Odeio o calor e o suor que o verão causa".  

Amanda Luiza Raupp
–  "Eu tenho depressão sazonal com certeza. Quero sol, calor, verão!!"  

Rafael Adriano – "Hoje meu humor está proporcionalmente pior, referente í  quantidade de vezes que eu vou ter que colocar e tirar a capa de chuva".

 

 

 

Além do fisiológico        

Somada í s questíµes fisiológicas do organismo os dias de chuva deixam o trânsito mais complicado, as roupas demoram a secar e a umidade torna-se companhia constante. Diante disso as pessoas consequentemente ficam mais  irritadas. Por isso, a principal dica é esquecer um pouco o tempo e focar em outras coisas para garantir o bom humor. Afinal, a previsão para o mês de novembro é de muita chuva e poucas aberturas de sol.

 

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados