Esquadrão da base aé rea de Santa Maria realiza teste de radar no Aeroporto de Torres

14 de novembro de 2015

Golpe militar, greve dos caminhoneiros, terceira guerra mundial? Não. í‰ apenas um treinamento e teste de radar do esquadrão da base aérea de Santa Maria no aeroporto.

Por Maiara Raupp
________________

 

 


Muitas suposiçíµes surgiram na última semana a partir da instalação de um grupo de comunicaçíµes e controle do esquadrão Mangrulho da base aérea de Santa Maria no aeroporto de Torres. Mas não passam de especulaçíµes. Segundo informaçíµes dos funcionários do aeroporto, o grupo, que deve permanecer até o final do mês no local, está em treinamento e missão de teste do radar TPS-B34, equipamento com maior capacidade de defender ataques eletrí´nicos, ou seja, poderá localizar aeronaves mesmo se elas utilizarem táticas de guerra eletrí´nica, como emissíµes eletromagnéticas para cegar a antena.

Conforme informaçíµes da base aérea, o esquadrão tem agora uma nova tecnologia para suas missíµes de apoio í s atividades aéreas. O equipamento, originalmente empregado na Amazí´nia, recebeu atualizaçíµes no processador de dados e no sistema de refrigeração da antena. As mudanças de  hardware  e de  software  vão aumentar as capacidades em um ambiente de guerra eletrí´nica. Essa capacidade de guerra eletrí´nica é a mesma que os Estados Unidos têm, ressaltou o comandante do esquadrão Mangrulho, Major Luiz Fernando Ferraz.

Com uma antena de 45 metros quadrados que gira entre 6 e 12 vezes por minuto, os radares TPS-B34 têm alcance de 470 quilí´metros. O conjunto que envolve a antena, o sistema mecânico, a estação de controle e equipamentos eletrí´nicos de apoio, pode ser transportado a bordo de aeronaves. Em 2012 este mesmo esquadrão montou essa estrutura entre Laguna e Florianópolis para realização de testes. Logo após o radar foi usado no Rio+20, ajudando em interceptaçíµes de aviíµes. Em 2013 foram feitos testes no interior do Rio de Janeiro, em 2014 na base aérea de Santa Maria e agora em Torres.  

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados