CADíŠ A JUSTIí‡A?
O promotor da comarca de Torres Vinícius de Melo Lima trocou duas candidatos eleitos pelo POVO na eleição realizada na cidade no ano passado, pleito que definiria os nomes para o Conselho Tutelar, por conta de uma acusação a duas candidatas eleitas, uma delas a LíDER da eleição. Mas o Tribunal de Justiça anulou a decisão do juiz torrense ( que atendeu o promotor Vinícius) e a bola voltou pro centro.
Só que as pessoas ELEITAS POR VOTO (pelo povo) ainda estão em casa… As conselheiras tutelares que estão trabalhando são as nomeadas pelo ato do promotor Vinícius, por conta da ação do promotor contra as eleitas, aceita pelo juiz de plantão í época, mas ANULADA.
Pra mim, a justiça de Torres está DESRESPEITANDO uma decisão judicial. Se o TJ anulou a ação do promotor, quem deve estar trabalhando são as pessoas que foram ELEITAS; não as que foram NOMEADAS como está atualmente (já faz quase 2 meses). Além de estar ERRADA a questão formal, as mulheres acusadas publicamente de fazerem falcatruas estão sofrendo, quando o processo teoricamente foi ANULADO. Ou seja. A justiça achou que o promotor ERROU.
Cadê a justiça? O voto não vale mais? O promotor pode nomear conselheiros? Se pode, que não tenha mais eleição. Que não façam mais o POVO fazer papel de bobo!
PARABí‰NS AO SINE DE TORRES
Com um ano de atuação, o SINE de Torres conquista uma posição inédita no rankink estadual da entidade. í‰ o 1 º colocado. Gerenciado pela CC do PSD do RS, a torrense Dione Andréia dos Santos, presidente do partido na cidade, a entidade inovou ao buscar junto aos empresários locais açíµes efetivas de utilização do SINE para contratação de pessoas, mostrando as vantagens inclusive fiscais para o município, que recebe mais dinheiro do sistema quando encaminha mais gente para o trabalho.
Parabéns a todos os servidores do Sine de Torres!
Criadouro do mosquito da Zica
Uma quadra inteira no bairro Getúlio Vargas, em Torres virou um criadouro do mosquito Aedes Aegipty O local já é, faz tempo, um antro de coisas ruins… Trata-se de uma área localizada no meio do bairro Getúlio Vargas, no Canto da Ronda, onde foi, até o ano 2002, Estação de Tratamento de Esgoto de Torres ( ETE). Ficou abandonada pela Estatal durante anos, que, então, cedeu área para esta prefeitura de Torres, me parece que em 2013., mas que infelizmente a manteve abandonada. Lá existem piscinas onde eram estocadas as águas de captação, canos, e muitos outros focos de criação de mosquitos, onde o Aedes pode estar incluído.
Não dá apara ser feliz sabendo que existe uma ex- estação de tratamento de esgoto onde uma estatal era responsável (e ainda é dona), que agora é de responsabilidade pública, ainda ( prefeitura de Torres), mas que está inativa há mais de 10 anos está mantida sem ação, atirada, entregue aos mosquitos e a invasores humanos. E esta área está em Torres, onde a carência de local pública municipal de lazer (Praças) é evidente. E ainda mais em época de guerra contra os mosquitos causadores de doenças sérias no Brasil.
Por que não vendem ou fazem uma permuta e fazem caixa ou trocam a área por área construída para que a prefeitura pague menos aluguel? Se fosse uma empresa privada já tinha feito isto. Ou, por que a prefeitura de Torres não constrói uma praça í beira rio, num bairro que merece isto?
Mas pelo menos desinfetar a área deveria ser feito.
Aí‡íƒO!!!
DANí‡A DAS CADEIRAS EM TORRES – PMDB
De 1 º de março até o dia 3 de abril, os vereadores podem trocar de partido sem perder seus mandatos nas Câmaras, válidos até o dia 31 de dezembro. Isto serve para os que vão concorrer e para os que não vão concorrer.
Em Torres, deve haver algum movimento. Acho que pelo menos um dos vereadores do PMDB deve ir para outra sigla. O partido tem três pré-candidatos a prefeito, que irão concorrer entre si, os três com possibilidades reais e capacidade de serem prefeitos de Torres. E isto não deve estar soando bem para alguns deles.
GIMI pode tentar ser candidato por outra sigla, já que tentou ser o escolhido do PMDB por três vezes seguidas e perdeu dentro do partido, na última vez, inclusive, com eleição formal dentro do partido.
Tubarão quer ser prefeito e pode tentar outra sigla, o que questiono, pois ele confia nas chances de ser o escolhido dentro do PMDB.
Alessandro poderia sair também, o que duvido. Ele foi presidente da agremiação até alguns meses atrás e confia no seu taco dentro do partido, inclusive perante uma ELEIí‡íƒO direta INTERNA.
Tenho CERTEZA que a eleição será altamente competitiva no PMDB. E se candidatos saírem para concorrer por outra sigla, a ELEIí‡íƒO PARA PREFEITO também vai ser bastante boa de se ver, pois a competitividade é a prima irmã de boas propostas de governo, e os nomes dos graxains de Torres são bons dentro de REALIDADE política da cidade.
DANí‡A DAS CADEIRAS “ PP
No PP de Torres, a dança também pode ocorrer, tanto de prefeituráveis vereadores quando de outros, que querem ser mas não possuem mandato. Todos também tem certa condição, principalmente de ser prefeito. São boas biografias.
O vice-prefeito Ildefonso Brocca quer ser um dos candidatos dentro da agremiação e parece domina o diretório. Isto faz com que outros que têm intenção de concorrer pelo menos pensem em sair do partido e participar como candidato a prefeito por outra sigla, o que pode até o dia 2 de abril, sem perigo de perder o mandato. E podem ser bons nomes para vice, também…
Gisa seria naturalmente uma dissidente, mas se o Partido Progressista não representasse para ela uma referência ao seu falecido pai, Clovis Webber Rodrigues, que foi prefeito de Torres e marcou presença na comunidade como um líder exemplar. Sair do PP, pra GISA pode ser abandonar o partido que seu pai representou em Torres.
Mas se a vereadora Gisa ( com mandato) deixar de lado estas coisas passionais, pode ir para o PSD, ou para o PSDB, por exemplo, pra mim partidos que têm parentesco ideológico com o PP. Pode também trazer a rede de Marina Silva, ou ingressar no PV, pois Gisa se mostra defensora das causas ambientais.
De fora (sem mandato) os pepistas Carlos da Delta, Cezar Grazziotin e Hélio Krás podem optar por outra sigla, já que parece que dentro do PP, quem manda é o vice-prefeito Brocca. Todos eles podem ser, também, representantes LEGíTIMOS de partidos mais liberais, como o PSDB e o PSD. Até o DEM pode ressuscitar na cidade. Ou o partido NOVO poderia ser aberto por aqui.
Olho no lance! Mas tem que ser rápido!
DANí‡A DAS CADEIRAS “ PT
Nacionalmente, o PT é a agremiação que mais tem perdido político COM MANDATO por conta desta janela aberta pelas leis eleitorais brasileiras. No Congresso Nacional, o PT foi o campeão até a semana passada, com nove baixas “ conforme levantamento publicado por ZH na edição impressa de quinta-feira (18).
í‰ que o PT é o partido MAJORITíRIO no poder nacional e, por isto, é o CENTRO das acusaçíµes das operaçíµes descobertas pela Polícia e que estão PRENDENDO gente por todo o território nacional, como foi o PSDB na era FHC. Além do PT ser parte da nominata acusada, é participe por ser o partido que MANDA. E isto!
Em Torres, a bancada do PT na Câmara tem dois vereadores que eu duvido que saiam: Davino e Lú. Já sobre o vereador Machado, já me disseram que ele foi sondado por um movimento que traria o partido Rede “ Solidariedade, de Marina Silva, para Torres. O contato teria sido feito junto ao vereador peemedebista Marcos Klassen, também. São boatos, mas de fontes fidedignas. Não seu o que Machado disse. E deve-se respeitar sua postura, já que ele já foi do PMDB, também.
Já o atual secretário de Meio Ambiente Roger Maciel pode, naturalmente, estar sendo contatado pela Rede, ou pelo PV. Ele está sendo cogitado como uma opção no PT para concorrer, caso a atual prefeita de Torres Nílvia Pereira, opte por não tentar a reeleição pela sigla. Mas se Nílvia ir, Roger pode ser prospectado. Vai saber…
Pode ser para ser um vice…
DANí‡AS DAS CADEIRAS e PDT
O PC do B pode perder sua bancada na Câmara, caso o vereador Nego confirme sua ida para o PDT. Ele foi convidado e quase está aceitando porque quer ir para ser vice de alguma chapa para a prefeitura. Pra mim, Nego afirma que para vereador não vai mais.
E o ex-deputado Kalil Sehbe volta e meia insiste em Buscar um vice aqui e concorrer para prefeito. Neste caso, Nego formaria uma chapa pura no PDT, que entraria para concorrer na eleição de outubro com Kalil para prefeito e Nego de vice.
O pedetista caxiense e veranista antigo de Torres queria que o empresário Nasser Samham fosse seu vive, pelo PP. Mas os Pepistas dizem que não vão de vice de forma alguma. E Kalil Sehbe também não topa ir de vice. Quer ser prefeito.
A eleição vai ser DISPUTADíSSIMA em Torres. Bom para o ELEITOR e para a CIDADE.


