Estudo destaca agricultura orgãnica como diferencial do Litoral Norte

11 de março de 2016

 

 

Por Miriam Sperb (Litoral Ecologico)

________________________________

 

 

Além das belezas naturais, as propriedades rurais, pontos de venda e agroindústrias de orgânicos conferem ao Litoral Norte do Rio Grande do Sul caracterí­sticas únicas em relação a outras regiíµes do Estado. Por este motivo, o chamado Território Litoral foi escolhido pela Articulação Nacional de Agroecologia (Ana),   para um estudo de caso do projeto Promovendo a Agroecologia em Rede. Apoiado pela Fundação Banco do Brasil e Bndes, esse projeto investigou impacto da agroecologia em territórios de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Pernambuco e Rondí´nia. Na região, o estudo foi apresentado dias 1 e 2 de março durante a Caravana Agroecológica e Cultural Sul, no Morro da Borússia em Osório.  

 

Coordenado pelo agrí´nomo Gustavo Martins, o estudo evidenciou o incremento da renda das famí­lias,   com menor custo de produção, a diversificacão de alimentos para consumo e venda, bem como o desenvolvimento de novos produtos, principalmente doces e panificados. Para Flávia Londres, secretaria-executiva da ANA, as famí­lias que ingressam no sistema de produção orgânico avançam econí´mica e socialmente, além de contribuí­rem para a conservação ambiental, e é com esse olhar que a sociedade como um todo pode olhar para a agroecologia e apoia-la.  

A Ação Nascente Maquiné (Anama) e Centro Ecológico foram parceiros da iniciativa da ANA nesse estudo sobre o Território Litoral.  

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados