LAR BENEFICENTE DR. PAIM CRUZ: Uma opção para os idosos em Três Cachoeiras

2 de maio de 2016


Na foto, pessoal do grupo de jovens UFA interagindo com os idosos: Comunidade participativa  

 

Entidade que oferece moradia e cuidados para idosos está realizando campanha para revitalização de seu pátio (e integração com Playground infantil)

   

Por Guile Rocha
_____________

A Entidade Lar Beneficente Dr. Paim Cruz está há quase 17 anos atuando em Três Cachoeiras. Trata-se de um local onde idosos (e algumas pessoas com necessidades especiais) de várias localidades do litoral norte do RS encontram abrigo, contando com os cuidados necessários. O lar, localizado ao lado da rodoviária, ocupa um dos prédios mais antigos de Três Cachoeiras – espaço que foi construí­do pelo mesmo Dr. Paim Cruz para servir de hospital municipal, há mais de 70 anos. Passada sete décadas, a fachada do prédio mantém grande parte de suas caracterí­sticas originais, mas o importante mesmo é a ação que ocorre dentro do antigo hospital – que com os anos foi sendo readequado para uma nova função.


Atenção dos funcionários, famí­lia e comunidade
 

Atualmente, um total de 32 pessoas moram e recebem atendimento no Lar Paim Cruz. A maioria dos moradores são idosos e necessitam de cuidados especiais, já que enfrentam enfermidades como Mal de Alzheimer, diabetes, sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e outros problemas naturais que surgem com a velhice. E para garantir um atendimento o mais digno possí­vel no Lar, trabalham ao todo ( e por turnos) 19 funcionári@s. São seis cuidadoras, quatro técnicas de enfermagem, enfermeiro, duas cozinheiras, camareira, faxineira, ajudante, nutricionista, assistente social e a secretária Madalena – que coordena esta equipe e respondeu algumas perguntas do Jornal A FOLHA sobre o lar Dr. Paim Cruz.
Conforme Madalena, a situação financeira do lar está, em 2016, melhor do que em anos passados. "Estamos com a casa cheia (32 moradores) e a maioria dos internos está mantendo em dia a mensalidade do lar (equivalente a dois salários mí­nimos). Assim temos um fí´lego, e felizmente temos conseguido manter as contas em dia". A secretaria do lar em Três Cachoeiras afirma, ainda, que nenhum dos internos do lar pode ser considerado um ‘idoso abandonado’ – isso porque as famí­lias vêm (em maior ou menor grau) visitar seus velhinhos na instituição. "Alguns parentes/ responsáveis pelos idosos vem com mais frequência, outros apenas de vez em quando. Mas no geral as famí­lias se fazem presentes".  
E além da equipe que atua profissionalmente (e de forma fixa) junto aos internos do lar Paim Cruz, há ainda a presença de voluntários que, eventualmente, participam do dia-a-dia dos moradores do lar. Um exemplo foi o do Grupo de Jovens UFA (‘Unidos Faremos Acontecer’), pessoal que esteve no Lar em abril trazendo momentos de convivência, descontração, música e espiritualidade.  
O Lar Dr. Paim Cruz também está recebendo, atualmente, uma equipe composta por médico, dentista, fisioterapeuta e psicóloga – todos voluntários. Há alguns meses a psicologia já vem realizando um trabalho de acolhimento dos idosos do lar. "A cada 15 dias uma psicóloga realiza um momento de escuta das histórias daqueles que manifestam o desejo de falar sobre suas trajetórias e lembranças da vida trilhada, manifestando-se até mesmo sobre questíµes as quais os incomodam nessa fase difí­cil e delicada da vida", indica Carolina Westphalen, uma das psicólogas voluntárias no projeto. "Muitos se sentem felizes quando falam sobre como viveram suas vidas e conquistaram seus sonhos. Há momentos em que eles se manifestam em grupo e outros em que se faz necessário o setting terapêutico individual, sendo viabilizado um local privado onde o idoso possa falar livremente sem o receio de que vá ser ouvido pelos outros. Apesar de se configurar como acolhimento psicológico, esse trabalho tem demonstrado sua eficácia nos sorrisos que a profissional recebe já na porta quando entra no lar", finaliza Carolina

 

 

Melhorias no espaço


Em 2011 e 2012, várias reformas estruturais (como instalação de barras laterais, reforma dos banheiros) foram executadas no Lar Paim Cruz – sendo que a maior parte destas melhorias só foi possibilitada por doaçíµes e eventos em prol da entidade. As reformas capacitaram o espaço para atender mais adequadamente idosos com necessidades especiais. Já em Junho de 2015, atestando a seriedade do serviço do lar, a entidade conquistou o certificado filantrópico.  Com isso, conseguiu reduzir os gastos com alguns impostos (principalmente no que tange a área trabalhista). "Mas por enquanto só diminuiu o valor junto ao INSS. Verbas para a instituição (em decorrência da filantropia) não conseguimos nada ainda", ressalta Madalena.
Mais recentemente, com suas promoçíµes e eventos, o Lar Dr. Paim Cruz conseguiu   regularizar sua situação perante o Corpo de Bombeiros –   estando praticamente em dia com as obrigaçíµes legais, segundo Madalena. "Através de Parcerias com o Poder Público Municipal, Poder Judiciário, Ministério Público e comunidade em geral (Campanha Amigos do Lar) estamos  conseguindo dar condiçíµes dignas aos internos e funcionários que atuam em seu atendimento", indica a secretária da entidade, que agora empreende com a comunidade pleiteando uma nova melhoria para o espaço.  
 

 

Campanha para revitalização do pátio  

No final de 2015, surgiu outro objetivo no Lar Paim Cruz: a Revitalização de um grande Pátio localizado ao fundo do prédio, bem como reforma dos muros externos. No mesmo espaço, pretende-se criar um Playground – uma atitude que permitiria a integração entre crianças e idosos em Três Cachoeiras. O orçamento inicial foi estimado em R$ 46 mil, e a ideia é que seja totalmente custeada por doaçíµes e açíµes caridosas, sem custo adicional para a Entidade Lar dos Idosos. "A Diretoria está otimista, porque até agora sempre conseguimos superar as dificuldades, com o apoio dos diversos segmentos da sociedade", indica Madalena, que continua: "Agora, com a adesão de profissionais liberais que tomaram a frente (na execução deste projeto do Pátio), conseguiremos uma importante melhoria para os internos que usufruem de nossas instalaçíµes e comunidade em geral, principalmente com acesso as crianças (via playground)".
Assim, foi aberta uma conta exclusiva para reforma do prédio no Banco do Brasil (agência 3403-7, conta corrente 15.562-4). Pessoas do bem de Torres, Três Cachoeiras e municí­pios vizinhos juntaram-se ao denominador comum, e já vem mostrando seu apoio a causa. Até quarta-feira (27) quase R$ 7 mil já haviam sido doados. O Inicio dos trabalhos está estimada para breve.  
Então, se você se interessou, faça também  parte desta ideia, contribua financeiramente com esse projeto – ligue para o lar no telefone (51) 3667-2226 – e saiba mais detalhes. "Temos página no Facebook (Lar Dos Idosos Paim Cruz), onde estaremos divulgando passo a passo o andamento das obras, bem como o saldo bancário da conta (dentro da idéia de transparência exigida pelo grupo de colaboradores).

 

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados