Por Guile Rocha
_____________
Na tarde desta segunda-feira (01), o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, esteve no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), para realizar a entrega da lista dos gestores que tiveram as contas julgadas irregulares ou receberam parecer desfavorável, nos últimos oito anos. O conselheiro afirmou que a compilação, que atende aos requisitos da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar n º 135/10), é um instrumento fundamental para o trabalho a ser desenvolvido pelo TRE-RS.
Na relação, constam os nomes dos gestores que podem ser considerados inelegíveis ela Justiça Eleitoral para o pleito deste ano. Entre estes, ao menos 3 dos gestores são da região de Torres. O atual prefeito de Dom Pedro de Alcântara, está entre estes nomes: ele teve as contas de sua atuação a frente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios do Litoral Norte (em 2007) consideradas irregulares (conforme foi julgado em 2009).
Além dele, o ex-prefeito de Arroio do Sal, João Luíz da Rocha, tem três apontamentos do TCE contra si: dois pareceres desfavoráveis pela atuação frente a prefeitura municipal de Arroio do Sal – nos ano de 2006 (julgado em 2008) e 2008 (julgado em 2014) e as contas irregulares por sua atuação junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios do Litoral Norte – exercício 2006 (julgado em 2008).O outro nome é o do vereador de Arroio do Sal Flademir Rocha, o Téia, que em 2007 teve contas consideradas irregulares em sua atuação í frente da Câmara Municipal de Arroio do Sal (julgadas irregulares pelo TCE-RS em 2009).


