Coworking: uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho

16 de agosto de 2016


Em meio í  ˜crise™ um grupo de mulheres empreendedoras (na foto) cria em Torres um espaço inovador, com estaçíµes de trabalho, miniauditório, sala de reuniíµes, ideias, empreendedorismo e muitas conexíµes.

 

 Por Maiara Raupp
__________________


Seguindo as tendências do
freelancing e dos home-offices, os coworkings reúnem diariamente milhares de pessoas a fim de trabalhar em um ambiente inspirador. Essa união de pessoas permite que mais e mais escritórios se espalhem pelo paí­s. No Brasil, contam-se mais de 350 espaços. No mundo todo, estima-se que já existam mais de 4.000 espaços em funcionamento.
Todo esse êxito é produto de uma ideia simples: profissionais independentes que procuram um espaço democrático em que possam desenvolver seus projetos sem o isolamento do home-office ou as distraçíµes de espaços públicos.
No coworking, você encontra ambientes especialmente pensados para o trabalho autí´nomo, muito networking com pessoas de diversas áreas e toda a estrutura para receber seus clientes com um custo menor do que teria ao alugar uma sala comercial.

 

Coworking cresce no Brasil

 


Os espaços de trabalho compartilhados estão ganhando cada vez mais força no Brasil. Atualmente são 378 coworkins espalhados por todo o território nacional, que representa um aumento de 52% com relação a 2015. Isso se deve í  crise, iniciada no ano passado, além da mudança de cultura nas grandes capitais, que estão se acostumando mais a esses espaços devido í  desistência de escritórios tradicionais, além da redução de custos. Outro fator que pode determinar crescimento é a necessidade de inovar diante de uma recessão econí´mica.

Empresas apostam em coworkings internos, inovandopor meio de startups que possuem toda a estrutura possí­vel para brilhar “ incluindo estrutura fí­sica, mentoria, aceleração, preparação, ambiente. Empresas como o Itaú, a Porto Seguro e até o Google estãoabrindo grandes espaços de coworking para suprir essademanda, contribuindo para o aumento nos numerous referents ao coworking no Brasil.

O estado de São Paulo possui a maior concentração de coworkings (148), seguido por Minas Gerais (37) e Rio de Janeiro (35). Entretanto, quem teve o maior crescimento no último ano foi a Bahia e Distrito Federal, com um incremento de 250% e 175%, respectivamente. Isso mostra que esta tendência está se propagando do Oiapoque ao Chuí­, não ficando restrita  apenas í s  grandes metrópoles.

No total, são 10 mil posiçíµes  novas de trabalho, com uma média de 57 coworkers por espaço. Os ambientes complementares também merecem destaque no estudo; já são 494 salas de reuniíµes e 840 salas privativas para compartilhar. Entre osfrequentadores, as principaisáreas de atuaçãosãoconsultoria (65%), publicidade/Design (50%), marketing/internet/startups (45%).

Para atender os horários flexí­veis de empreendedores, autí´nomos e profissionais liberais, 53 espaços funcionam 24 horas por dia e já que networking é um dos principais atrativos destes locais, 92,9% do total organizam eventos.

Além dos pilares de sustentabilidade ambiental, social e humana, os coworkings vem mostrando também sua capacidade como modelo de negócio. As principais fontes de renda para os administradores são: locação das posiçíµes de trabalho (73%), locação de salas privativas (61%), locação de salas de reunião (47%), locação para eventos, treinamentos e workshops (47), services gerais “ escritório virtual, endereço fiscal, etc “ (35%), recursos próprios (18%), outros (7%) e contribuiçãovoluntária (2%).

 

Iniciativa agora em Torres



Sabe o que acontece quando reúnem uma coach, uma arquiteta, uma relaçíµes públicas, uma cientista de alimentos e mais um monte de gente cheia de vontade de fazer acontecer? Nasce o primeiro coworking de Torres. O QG Coworking é um espaço de trabalho compartilhado e de apoio para empreendedores, capaz de promover uma nova forma de pensar, de conectar pessoas e de impulsionar negócios. A iniciativa – criada em pouquí­ssimo tempo, em meio a ˜crise™, por um grupo de mulheres empreendedoras – tem o objetivo de otimizar recursos, promover ideias, aproximar pessoas e oportunidades, além de potencializar projetos. O QG, que se localiza na Galeria Top Torres (Rua Júlio de Castilhos, 423 – sala 22 “ 2 ° andar), será inaugurado na próxima quinta-feira, 18 de agosto, í s 16h.

 

Como o QG Coworking pode ser útil para você?

Trabalha em casa e í s vezes percebe que falta inspiração e criatividade? Gostaria de ter um espaço para despertar sua criatividade? Para fazer novas redes de contatos e aumentar oportunidades de negócios? Para reduzir custos que um escritório e espaço sozinho geram? Precisa fazer reuniíµes e não tem local para isso? Ou ainda, quer oferecer um encontro/curso/workshop/palestra e não tem local e estrutura? Conheça o QG Coworking.  

 O espaço dispíµe de estaçíµes de trabalho que podem ser locadas por hora ou permite que você se torne um coworker, optando por um plano com pacote de horas de trabalho adequado a sua necessidade. Com isso, você tem a vantagem de reduzir custos, evitar a solidão do home-office e ainda se sentir inspirado ao compartilhar um ambiente produtivo e criativo com outros profissionais, explicou uma das sócias-proprietárias.

Se a necessidade é trabalhar em um espaço privado,  com até 4 pessoas, o QG oferece uma sala de reuniíµes. Caso a necessidade seja de um espaço para realizar eventos como cursos, palestras, workshops, dentre outros, é possí­vel montar um miniauditório no local com capacidade para até 40 pessoas.

A torrense Verí´nica Magnus, que atualmente cursa direito na UFRGS em Porto Alegre, já está contando os dias para se tornar uma coworker em Torres. í‰ um sonho que se realiza ver um coworking nascer na minha cidade. Estou acreditando muito nessa ideia e já me vejo trabalhando nele. Não acredito no exercí­cio do direito como algo de acesso restrito a um grupo de pessoas fechadas em seus escritórios e gabinetes.  Não acredito na utilidade de qualquer conhecimento que não possa ser compartilhado. Não acredito que Torres não suporta a INOVAí‡íƒO.  Dizem por aí­ que duas cabeças pensam melhor que uma. Agora imagine o potencial de várias mentes, com especialidades diversas, usufruindo do mesmo espaço fí­sico e trabalhando juntas em busca da realização de seus propósitos. Sentiu? í‰ nesse tipo de energia que eu acredito.  Parabéns as co-criadoras do QG! Em breve estarei junto a vocês, concluiu Verí´nica.

 

 

 

   


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados