Menos de um mês para a 16ª Feira do Livro de Torres

25 de agosto de 2016


FOTO: Imagem da edição da feira do ano passado

Evento cultural ocorrerá entre os dias 13 e 17 de setembro, em consonância com a Semana Farroupilha
 

Com a temática Cultivando a leitura e a tradição a 16 ª Feira do Livro de Torres se realizará de 13 a 17 de setembro, na Avenida Barão do Rio Branco, em frente a Praça XV. O tema foi escolhido por ser o evento uma união das atividades literárias da Feira com a 29 ª Semana Farroupilha de Torres – onde a tradição será manifestada através de apresentaçíµes coordenadas pelo CTG Porteira Gaúcha.
A 16 ª Feira do Livro e 29 ª Semana Farroupilha de Torres abrirá, oficialmente, dia 13 de setembro í s 18h30 –  com a chegada da Chama Crioula, que sairá do Parque de Rodeios da Vila São João. Além disso, haverá  apresentação da homenageada da Semana Farroupilha, Zélia Maria da Silva Dutra, espetáculo com o Projeto Musi & Tae, O caminho dos pés, das mãos e do coração, Sarau de Declamação e Jantar Campeiro.

 

Cartunista Santiago será o patrono  

A feira terá como patrono o cartunista Neltair Abreu, mais conhecido pela alcunha de Santiago –  nome de sua terra natal, que nos brindará   com aquela dose maravilhosa de humor e ironia tão bem apresentadas nos seus trabalhos de cartunista.
Já o anfitrião será Nelson Adams Filho, Jornalista há 45 anos, que no passado atuava junto ao Diário Gazeta, o 2 º jornal mais antigo do Litoral (com 31 anos). Editou também, com sucesso, os livros do professor e historiador Ruy Ruschel e do padre Rizzieri Delai. Desde 2013 dedica-se í  pesquisa com o objetivo de ampliar os registros históricos sobre Torres e região. Nelson é membro da Academia dos Escritores do Litoral Norte e um dos fundadores do recém criado Centro de Estudos Históricos de Torres e Região.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Torres, através da Secretaria Municipal de Cultura e do Esporte e Sistema Fecomércio “ RS/Sesc/Senac.  

 

Professoras homenageadas

 

As homenageadas da 16 ª Feira do Livro de Torres foram indicadas, mais uma vez, levando em conta os serviços prestados í  literatura em Torres. As professoras Claudia Bitencourt da Silva Webber e Siloí­ Raupp Raulino Machado representam os projetos desenvolvidos nas escolas municipais acreditando no poder da literatura na aprendizagem escolar

 Claudia Bitencourt da Silva Webber é professora da EMEI São Francisco, presta serviços í  Instituição desde dezembro de 1993, quando assumiu seu cargo de auxiliar de creche, em 2013 passou a ser professora na rede municipal. Contadora de histórias, autora de vários projetos de incentivo a leitura, merecedora de reconhecimento, foi indicada pela Escola onde trabalha.

 A professora Siloí­ Raupp Raulino Machado , natural de Torres, concluiu o magistério em 1987. Em 1988 começou a lecionar na Rede de Educação Sagrado, onde permaneceu até o ano de 2005. Em 1989 iniciou seu trabalho como professora na rede municipal de ensino na Creche Alcino Pedro Rodrigues, onde ficou até o ano de 1993, sendo nomeada em 1994 para assumir na Escola São Sebastião, em Areia Grande. Em junho desde mesmo ano, foi transferida para a Escola M. F. Mampituba, onde permanece até hoje. Completou este ano 28 anos de exercí­cio do magistério. Formada em Pedagogia dos anos iniciais pela UDESC, com especialização em Metodologia Interdisciplinar de Ensino pela FUCAP, desenvolve um trabalho com competência e respeito pela construção do conhecimento de forma significativa, proporcionando ferramentas e acolhimento, estimulando a curiosidade fazendo decolar a imaginação e interesse pela literatura nos educandos, conseguindo levá-los a perceber a leitura como fonte de satisfação e prazer, algo que promove a possibilidade do surgimento do cidadão consciente por ter instrumentos para também fazer a leitura de mundo.

 

   


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados