TRADICIONALISTA CONVIDA PARA SEMANA FARROUPILHA EM TORRES

30 de agosto de 2016



Por Fausto Júnior
_______________

 

í€ pedido do vereador Marcos Klassen (PMDB), através de requerimento feito í  mesa diretora, participou da tribuna popular na sessão ordinária da Câmara de Vereadores em Torres, realizada na última segunda-feira (22/8), um dos tradicionalistas mais atuantes da cidade de Torres: Ajos Dutra. Ele foi í  casa legislativa torrense para tornar oficial o convite aos torrenses para que participem da edição deste ano da Semana Farroupilha, realizada pela cidade, sempre fruto da parceria entre CTG Porteira Gaúcha, prefeitura municipal de Torres, tradicionalistas que trabalham de forma voluntária e apoiadores do evento.

Como sempre, a Semana vai de 13 a 20 de setembro, data principal da RevoluçãoFarroupilha, comemorada em todo o Estado do RS e nos centros de Tradição Gaúchas  espalhados por todo o Brasil e pelo mundo.

 

IMPORTí‚NCIA DA HISTí“RIA DA SEMANA FARROUPILHA  

O tradicionalista, em seu pronunciamento na tribuna da Câmara, deixou mais uma vez clara a importância que nós, gaúchos, devemos dar ao histórico da criação da Semana Farroupilha. Ajos Dutra lembrou (ensinou para alguns), que a Semana Farroupilha foi criada em Porto Alegre, capital do RS, após movimento de um grupo de estudantes da Escola Júlio de Castilhos, na Capital gaúcha. Dentre estes estudantes, estava algumas renomadas autoridades gaúchas nas tradiçíµes do Estado: Barbosa Lessa e Paixão Cí´rtes. Foi quando chegaram í  capital os restos mortais do í­cone da Revolução Farroupilha, David Canabarro, para ficar no RS. O grupo inaugurou uma Vigí­lia de oito dias, entre o dia 13 de setembro e o dia 20 de setembro, data do enterro dos restos. E foi esta vigí­lia que inaugurou as festividades, em todo o RS, da tradicional Semana Farroupilha.

O tradicionalista Ajos Dutra, inclusive, desabafou que até hoje não recebeu explicação documentada de nenhum historiador sobre algum projeto de lei que formalizasse o fim da República Rio-grandense, quando do tratado de paz entre os imperialistas e os Farrapos que encerrou a Revolução Farroupilha. Isto poderia abrir a hipótese de que a republica Rio-grandense ainda existiria, de direito… Mas isto é papo para rodas de chimarrão da Semana Farroupilha e motivo para que se realizem outras e outras comemoraçíµes dos legados das lutas do povo gaúcho.

 

 

NA PRAí‡A XV E NO PARQUE DO CTG PORTEIRA GAíšCHA  

Neste ano, as festividades da Semana Farroupilha terão dois pontos de encontro. Nos três primeiros dias, as comemoraçíµes serão realizadas na Praça XV de Novembro, no centro de Torres. Esta mudança, conforme Ajos Dutra são para que pessoas que têm dificuldades de ir até a Vila São João, possam participar do evento que comemora as tradiçíµes do Estado do RS.

Nos outros dias, as festividades e piquetes serão realizados no parque de Rodeios do CTG Porteira Gaúcha, na Vila São João.

 

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados