EMENDAS EM PROL DA ATPA E DA AGRICULTURA SíO INCLUIDAS NA LDO TORRENSE

7 de setembro de 2016

 

FOTO: Representantes da ATPA cobraram emendas em benefí­cio da causa animal

 

Por Fausto Junior

_______________

 

Aconteceu na terça-feira, dia 30 de agosto passado, a Audiência Pública Ordinária que mostra para a sociedade a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Torres para o ano de 2017. A reunião de exposição pública foi também requisitada pela Câmara de Vereadores de Torres, através da Comissão de Orçamento e Finanças da casa legislativa, presidida pelo vereador Carlos Monteiro, o Tubarão (PMDB), que coordenou a mesa diretora durante a audiência.

 

POUCA PRESENí‡A DA SOCIEDADE

Mais uma vez, a sociedade organizada pouco se fez presente na Audiência Pública, mesmo sendo ela o lugar apropriado para que setores sociais demandem suas representaçíµes no orçamento do municí­pio. Sequer a prefeitura da cidade se fez representar, o que deveria fazer, inclusive apresentando a proposta da LDO de 2017, que é construí­da justamente pelo poder executivo, objetivo formal da reunião.

Consequentemente, a mesa principal se ateve somente a ler o texto da mensagem do PL 35/2016 da prefeitura, referente í  peça orçamentária que é, por sua vez, a base da LOA (Lei do Orçamento Anual). Na mesa estavam também a vereadora Gisa Webber (PP) e o Vereador Antí´nio Machado (PRB), vice-presidente e secretário, respectivamente, da Comissão temática da Câmara.

 

ASFALTO ENTRE VILA SíƒO JOíƒO E  MAMPITUBA

Mas o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Carlos de Matos, aproveitou mais uma vez a oportunidade da Audiência Pública e, em discurso na tribuna popular, pediu que verbas para a contrapartida do projeto de asfaltamento da estrada entre a Vila São João e a cidade de Mampituba (parte de projeto que asfalta o bairro Salinas) constassem nas diretrizes da LDO como emenda para a confecção do Orçamento de 2017 (LOA). Ele lembrou que a ideia surgiu ainda no governo João Alberto (2008/2012) que conseguiu as verbas do asfaltamento, realizado no governo Ní­lvia (em 2015). Esta obra, que parou na metade do trecho da Estrada das Salinas, prevê asfalto inclusive no trecho demandado entre a Vila São João e a entrada da cidade de Mampituba.

José Carlos de Matos pediu, também, que recursos para a Regularização Fundiária das propriedades rurais do interior de Torres entrassem no projeto de lei do orçamento de 2017, como mais uma diretriz da LDO.

                                               

NOVO E MODERNO CANIL

Mais uma vez, também, as militantes e diretoras da Associação Torrense de Proteção dos Animais (ATPA) se fizeram presentes na Audiência Pública. A Presidente da associação, Maria da Graça Nogueira, e a diretora Jaqueline falaram na tribuna pedindo que a LDO emende mais uma vez uma diretriz que preveja recursos para a reforma do Canil Municipal. As protetoras querem construir um espaço mais amigável para receber os animais abandonados e para poder tratar os casos de doença ou contusão dos cães, gatos e outros bichos que para lá são encaminhados. A ideia é chamar o Canil de Centro de Bem Estar dos Animais, transformando a abordagem do local, que hoje está mais servindo como um depósito de cachorros e gatos recolhidos nas ruas (após serem abandonados pelos donos).

A associação quer que na LOA constem verbas firmes para a causa, mas que não sejam só para a manutenção do serviço do canil (pessoal e alimentação dos animais). Quer que haja recurso separado para a construção de, no mí­nimo, 80 baias, com piso adequado e outros equipamentos para bem abrigar os animais.

A ATPA lembra que o trabalho social, pela causa dos animais de rua, na busca de extinguir a mazela do abandono através da esterilização das fêmeas e do encaminhamento para a adoção dos filhotes nascidos sem dono, cães e gatos abandonados. Mas para a ATPA o canil é necessário para acolher os casos que não logram êxito nestas açíµes (da ATPA e da prefeitura).

 

VOTAí‡íƒO NOS PRí“XIMOS DIAS

Agora, após a Audiência Pública realizada na terça-feira, dia 30/8, a LDO recebe as emendas diretivas aprovadas para a Agricultura e para a ATPA e vai í  votação em sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Torres. Nela, vereadores ou bancadas podem, ainda, adicionar outras emendas caso queiram.  


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados