Lixo recolhido na orla de Torres seráreciclado pela Universidade de Caxias do Sul

12 de setembro de 2016

 Resí­duos serão separados e encaminhados í  UCS (Foto: Rodrigo Baleia)

 

Resí­duos recolhidos no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que será realizado em 18 de setembro, na Guarita, serão catalogados e posteriormente transformados em utilitários

 

Por Maiara Raupp
__________________
 

Como de costume, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praia, que será realizado em 18 de setembro, na praia da Guarita, terá o mutirão de recolhimento de lixos da orla e sua catalogação. No entanto, desta vez, em virtude de uma parceria pioneira do Projeto Praia Limpa Torres (vinculado í  Associação dos Surfistas de Torres – AST), o lixo recolhido será encaminhado para a Universidade de Caxias do Sul (UCS) onde será transformado em produtos.

Os resí­duos coletados no dia do evento serão separados por tipo de resí­duo e a fração de resí­duos poliméricos (plásticos) serão destinados para a UCS. Na Universidade, estes resí­duos serão caracterizados quanto aos diferentes tipos de plásticos e posteriormente serão feitos estudos quanto í  viabilidade de reciclagem mecânica, e processamento, de forma a obter novos produtos junto ao Grupo Brinox – Coza, informou a professora da UCS, Rosmary Brandalise.

De acordo com a professora, há alguns anos a Universidade trabalha com a reciclagem e caracterização dos resí­duos do ambiente marinho do Pací­fico Norte do Planeta, e por isso se sentem no compromisso de trabalhar com os resí­duos do litoral gaúcho. Depois do primeiro contato com o projeto Praia Limpa, nossa atividade de reciclagem e estudos da degradação dos resí­duos coletados na areia de Torres integraram a nossa pesquisa com resí­duos do ambiente marinho na UCS. O avanço das pesquisas com os resí­duos do litoral de Torres tem sido desenvolvido com o apoio do Grupo Brinox – Coza, de Caxias do Sul, colaborando na reciclagem dos referidos resí­duos e produção de artefatos que possam ser usados na divulgação do projeto e na sensibilização das pessoas em eventos como esse do dia 18, explicou Rosmary.

 

Lixo torna-se material de conscientização ambiental  

 

Os resí­duos plásticos coletados no litoral, devidamente separados por tipos e limpos, têm sido utilizados na produção de cestinhas, porta canetas, saboneteiras, lixeiras entre outros produtos que podem ser utilizados, por exemplo, nas escolas como forma de divulgação do projeto, e da sensibilização da população em geral com relação ao cuidado com o meio ambiente. í‰ importante destacar também que a empresa Brinox-Coza, apoiadora e parceira do projeto Marpol junto a UCS, por ser uma empresa do ramo de utilidades domésticas, possui inúmeras possibilidade de produtos a serem produzidos a partir dos resí­duos plásticos, afirmou Rosmary.  


Palestra no evento  

 

Para falar mais sobre as etapas da reciclagem dos resí­duos plásticos das areias de Torres a professora fará ainda uma palestra durante o Dia Mundial de Limpeza de Rio e Mares, que ocorre em Torres no dia 18 (na praia da   Guarita) . Além disso, o engenheiro ambiental Kauê Pelegrini trará informaçíµes com relação ao projeto de coleta de resí­duos do giro do Pací­fico Norte, praia do Camilo no Hawai e das expediçíµes feitas até o Triangulo das Bermudas e Amsterdã para entender mais da situação dos resí­duos em alto mar.  

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados