Um projeto chamado de Sebrae na Praia começou na quarta-feira (6), em Capão da Canoa, e ao longo do mês de janeiro se estenderá aos balneários gaúchos de Tramandaí, Torres e Balneário Pinhal. Será uma oportunidade de ampliar o atendimento individual a empresários e candidatos a empresários, através da disseminação de informaçíµes sobre os programas da instituição. No local, a equipe do Sebrae estará de plantão í disposição dos interessados.
A ação, promovida pelo Sebrae/RS com o patrocínio do Banco do Brasil e apoio dos municípios de Capão da Canoa, Tramandaí, Torres e Balneário Pinhal prevê diferentes atividades, aproveitando o grande fluxo de veranistas í beira-mar nesta época de veraneio. Cada um dos quatro municípios terá a estrutura física itinerante montada para atendimento de quarta-feira a domingo, das 10h í s 19h.
Falando serio em ambiente lúdico
O atendimento começará í beira-mar, com funcionários distribuindo material e informando quais atividades poderão ser realizadas no local. Por exemplo, assistir a palestras e participar de oficinas, além da possibilidade de se cadastrar como Empreendedor Individual (EI). Todas as atividades são gratuitas. Enquanto isso, outra frente de trabalho, na rua, buscará sensibilizar os comerciantes, ambulantes e proprietários dos quiosques sobre a importância da formalização das empresas e gestão do negócio. Um cadastro básico de todas as pessoas que forem atendidas servirá de orientação para as unidades do Sebrae em todas as regiíµes do Estado fazerem contatos posteriores, criando demandas para os próximos meses do ano.
Num ambiente climatizado, a sala de aula, serão desenvolvidas palestras sobre seis temas: qualidade, inovação, gestão de pessoas, marketing e vendas, financeiro e empreendedorismo. As oficinas Elaborando Plano de Negócios terão destaque: serão í s quintas-feiras (uma em cada balneário), com carga horária de oito horas, com direito a certificado de participação. Funcionários também ajudarão no cadastramento dos interessados em aderir ao EI- Empreendedor Individual, que é feito pela internet. O EI permite a formalização – com baixo custo – para quem trabalha por conta própria.
Segundo o gerente da Regional Litoral do Sebrae, André Blos, o Sebrae na Praia tem como foco a contribuição para o aumento da competitividade das micro e pequenas empresas atendidas; maior aproximação com os empresários e candidatos a empresários de todo o Estado; orientação em gestão, bem como o fortalecimento da imagem da instituição como referência em gestão e empreendedorismo.
Cronograma
Capão da Canoa– 6 a 10 de janeiro
Tramandaí “ 13 a 17 de janeiro
Torres “ 20 a 24/1, na Beira-Mar, ao lado da casa Band
Balneário Pinhal 27 a 31/1,


