Baleia de quase 35 toneladas aparece morta na Praia Grande em Torres

27 de janeiro de 2010

 

 

 

Espécie Cachalote macho causou mau cheiro

 e será utilizada para pesquisa  pela Ulbra de Torres  

   

Apareceu na manhã da última quarta-feira (27), na beira da Praia Grande,  aqui em Torres, uma baleia da espécie Cachalote, macho, já em estado de decomposição, que encalhou na beira da área mais movimentada da praia, próximo aos quiosques.  

Conforme avaliação inicial dos técnicos da secretaria do meio ambiente de Torres e de professores do departamento de biologia da Ulbra local e do IBAMA local, o animal não morreu por maus tratos,  tem 15 a 20 metros de comprimento e  em torno de 35  toneladas de peso.    

Para evitar o mau cheiro quase insuportável causado pela carne em decomposição, máquinas da prefeitura removeram o animal da beira da praia para uma área   mais próxima aos cí´moros e cobriram a baleia morta com areia da praia. O local onde ela tinha ficado encalhada durante a noite recebeu camadas de areia para evitar o mau cheiro para os transeuntes que caminham junto ao mar.  

 

 

   Utilização para estudos gerou decisão de enterrar

 o animal morto na própria Praia Grande

 

   

Conforme informou o secretário do meio ambiente de Torres Aristeu Moreira, os técnicos tiveram que tomar uma decisão rápida que envolvia duas variáveis importantes. A primeira, a necessidade de interromper o mau cheiro aos veranistas o mais rápido possí­vel; a segunda, a de tentar aproveitar a carcaça da baleia Cachalote para estudos futuros na universidade local e no Ceclimar ( Centro de Estudos  Marí­timos, de Imbé). Foi quando foi tomada a decisão de enterrar o animal na própria Praia Grande ao invés de cortá-lo em pedaços para o transporte para outro local.

A baleia morta foi enterrada em uma área nas dunas em uma cova profunda e com mais de 3 metros de areia acima dela, evitando conforme os mesmos técnicos a proliferação de odores ou o contato da carne em decomposição com os banhistas.  Após 4 anos, ela será desenterrada, quando sua ossada será então retirada para a montagem de um esqueleto para estudos na universidade local.

 A espécie Cachalote não se trata das Baleias da espécie Franca, que vêm ao litoral sul do Brasil se reproduzir entre agosto e outubro todos os anos e que são facilmente vistas aqui em Torres próximas í  costa.    A espécie morta, a Cachalote, pode ser encontrada em todos os oceanos, entre 60 º N e 70 º S. No entanto, os machos conseguem percorrer grandes distâncias para chegarem aos extremos do globo.                            

 

 

 

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados