Ponte pênsil éliberada após quase três semanas interditada

28 de janeiro de 2010

 

 

A folclórica e tradicional ponte pênsil sobre o Rio Mampituba, que liga Torres (RS) ao Passo de Torres (SC) foi liberada na terça-feira passada (26). A ligação de cerca de 100 metros de extensão, feita de madeira e cabos de aço foi interditada, no dia 8 de janeiro por conta de avaliaçíµes feita pelos bombeiros que acusaram que boa parte do assoalho estava podre e um dos cabos superiores de sustentação rompido. A estrutura foi reformada e o cabo reforçado, assim como os tirantes de arame que unem os cabos superiores e inferiores.  Guardas servidores das prefeituras das duas cidades mais uma vez tentarão regrar a passagem pela ponte, já que moradores e turistas insistem em utilizar o local para passagem com motocicleta, além de passarem sistematicamente das 10 pessoas máximas que é sugerido para uma travessia segura.

Todo o serviço foi executado e pago pela prefeitura do Passo de Torres, que aproveitou um decreto de situação de emergência para abrir mão da licitação. Metade do custo vai ser ressarcido pela Prefeitura de Torres, conforme acordo. Comerciantes que trabalham próximo í s cabeceiras da ponte festejaram a reabertura da passagem.  

A ponte pênsil entre as duas cidades e os dois estados vizinhos é um local turí­stico e histórico. Antes de haver a ponte rodoviária inaugurada em 2007, o local servia como única passagem gratuita de pedestres entre as duas cidades. Sua estrutura há algumas décadas atrás era precária e a travessia era considerada um desafio a ser enfrentado por turistas e veranistas, que, encorajados, percorriam os mais de 100 metros em meio í  balaços que exigiam muito equilí­brio. Os menos corajosos se obrigavam a atravessar de balsa ou fazer a vota pela BR 1010 para transpor o Rio Mampituba.    


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados