Seguem estudos para viabilização da ampliação dos molhes do Passo de Torres

O prefeito do Passo de Torres recebeu, nesta quarta (28) pela manhã, uma equipe do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias

Molhes do Passo de Torres (Foto: Cidade-Brasil)
28 de junho de 2017

O prefeito do Passo de Torres, Jonas Souza, recebeu nesta quarta (28) pela manhã uma equipe do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias. O objetivo do encontro foi tomar conhecimento dos trabalhos realizados pela equipe no município, visando levantar dados para a elaboração do projeto executivo de ampliação dos molhes do rio Mampituba.

Na ocasião, a equipe apresentou ao Prefeito os estudos de batimetria realizados num raio de 2 km da barra do rio Mampituba. A batimetria é a mensuração da profundidade das massas de água (oceanos, mares, lagos etc.) para determinação da topografia do seu leito. A equipe agora retorna ao Rio de Janeiro onde utilizará os dados coletados para a elaboração do projeto final.

Prefeito recebeu comitiva da INPH

 

Demanda antiga

As promessas de ampliação dos molhes no Passo de Torres são antigas. O historiador (e servidor da prefeitura de Passo de Torres) Jaime Batista lembra que está documentada uma noticia de jornal da década de 1970,  mostrando uma espécie de manifestação das esposas de pescadores do Passo de Torres, que já reclamavam da morte de seus maridos (ou parentes) em naufrágios na barra. Estes acidentes foram causados pela constatação de que o comprimento dos molhes era pequeno e largo, o que causava o assoreamento do percurso de saída dos pescadores. Elas já pediam,cerca de 45 anos atrás, a ampliação dos molhes. “Foram muitas vidas ceifadas nestes acidentes e muitos pescadores do Passo de Torres que tem até hoje de responder processo junto ao ministério, após terem perdido seus barcos e praticamente inviabilizado suas profissões” lembrou, recentemente, o prefeito Jonas (filho e neto de pescadores), comemorando a possibilidade de ampliação, um “sonho antigo”  da comunidade.


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados