Vila São João deveráter esgoto captado e tratado em breve

4 de fevereiro de 2010

 

 

 

Projeto de execução no valor de R$ 500 mil foi autorizado formalmente pelo secretário Marco Alba no sábado passado

     

Mais um bairro pode estar inserido na coleta e tratamento de esgoto em Torres. Desta vez foi a Vila São João, que descarrega seu esgoto atualmente praticamente todo no rio Mampituba através de córregos ou do lençol freático. Isto colabora ainda mais para a despoluição do rio Mampituba, que somado aos projetos já em execução nos bairros Stan e Igra Sul e Norte, praticamente cobre 100% da área urbana do municí­pio.

Na segunda-feira, 1 º de fevereiro, foi assinada a Ordem de Serviço para iní­cio do projeto executivo de esgotamento cloacal da Vila São João. A elaboração do projeto pela Corsan antecede o iní­cio da obra que representa um ganho na preservação ambiental, saúde pública e o fortalecimento do turismo e do comércio. Para elaboração do projeto o Governo do Estado, através da Corsan investirá R$ 500mil. Estima-se que estudo deverá ser realizado no perí­odo de quatro a seis meses. O projeto contempla o estudo topográfico, hí­drico e sócio-econí´mico do bairro Vila São João.  

Participaram da solenidade de assinatura realizada no restaurante Pérola, lá na própria Vila, o prefeito João Alberto Machado, vice-prefeito e secretário de Saúde, Valmir Daitx Alexandre (Pardal), secretário Estadual de Habitação e Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, presidente da Corsan, Luiz Zafalon, vereadores José Ivan Pereira, George Rech e Idelfonso Brocca, além dos secretários municipais e moradores e representantes de segmentos da comunidade da Vila São João.

 

 

   Trabalho faz parte da filosofia do governo

Yeda que dobra estrutura e 4 anos de trabalho

 

 

O secretário Marco Alba mais uma vez foi enfático em elogiar a atitude do governo Yeda, que investe em saneamento no Estado com tanta força que já dobra sua captação em todo o território, que tinha 13% de captação no iní­cio do governo e deverá encerar o mandato com 30%, dobrando em quatro anos o que o Estado fez em toda sua história. E o mesmo secretário Alba, apoiado pelo presidente da Corsan, estatal subordinada í  sua secretaria, elogiou a vontade, organização e gestão da cidade de Torres, que, conforme afirmou mostrou atitude, vontade e profissionalismo para ser parceira do Estado nesta empreitada rumo aos 100% de captação de esgoto com 100% de tratamento do mesmo que o municí­pio deve alcançar.

Já o vereador José Ivan que foi convidado pelo protocolo para mostrar da importância do projeto para a Vila, enfatizou a importância adicional que o tratamento de esgoto a Vila, perto do Mampituba, proporciona para Torres. Trata-e de um efeito comunitário a Vila e de um efeito no turismo local, disse Ivan.

 

 

Proximidade da estação de tratamento

 deverá baratear e agilizar obra

 

   

A Vila São João é a comunidade mais próxima da Estação de Tratamento de Esgoto da Corsan. Com a futura obra, cerca de oito mil moradores serão contemplados diretamente com esgoto cloacal. No entanto, conforme o secretário Estadual de Habitação e Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, todo Municí­pio será fortalecido com o investimento. O prefeito João Alberto Machado comemorou a Ordem de Serviço para realização do projeto. Toda obra começa no projeto básico. A partir dele, poderemos definir como, quando e de que forma executaremos a obra, enfatizou.

   


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados