Fundação Thiago Gonzaga milita pela vida urgente” na beira da praia

4 de fevereiro de 2010

Embora a sociedade receba diariamente mensagens publicitárias atreves da TV aberta e fechada que de certa forma incita que as pessoas se droguem como forma de felicidade nas propagandas de cerveja e similares, um trabalho sério feito pela fundação Thiago Gonzaga trabalha na ponta para tentar mudar a cultura desta mesma população. O trabalho, que parece ser quase que nulo se comparado í s forças midiáticas, tem mostrado resolutividade principalmente no RS onde o projeto nasceu. Os dados sobre mortes o trânsito no RS tem caí­do sistematicamente, embora s números ainda sejam grandiosos e assustadores.

Na semana passada um pequeno acampamento foi montado na Praia dos Molhes aqui em Torres, em pleno movimento de feriadão, onde jovens voluntários que trabalham sob o comando da presidente da fundação Dilza Gonzaga percorriam os guarda-sóis espalhados pela praia conversando olho no olho com pessoas e famí­lias e distribuindo folders de seus estudos e açíµes, que basicamente defendem afinal o conceito de Vida Urgente, no projeto de verão da fundação chamado Caravana pela Vida. Mas Vida Urgente com um significado mais profundo, onde a defesa não é somente a da proteção dos motoristas e passageiros de carros e de seus pares que transitam pelas ruas e estradas do Brasil; mas de defender o significado de chegar ao final de uma viagem ou transporte de carro pronto para viver a vida como ela é…Vida Urgente…

 O tema de certa forma defende a direção defensiva e defende principalmente a não combinação da utilização de álcool ingerido com direção, mote maior da Fundação Tiago Gonzaga, que foi fundada justamente quando um dos filhos de Dilza, presidente da ONG, faleceu em um acidade automobilí­stico, pois o motorista que o jovem era passageiro de uma carona havia bebido em uma festa e bateu forte em uma esquia de Porto Alegre, que ceifou a vida do jovem Thiago Gonzaga, nome da ONG.

 

Açíµes em vários setores e sedo requisitadas pelo mundo afora

A organização trabalha em várias frentes. Propicia peças de teatro em escolas, percorre estabelecimentos da moda na vida noturna dando sempre o recado de não misturar álcool e direção e não pegar carona com quem ingeriu bebida alcoólica, utilizando bafí´metros para medir o ní­vel dos abordados e diagnosticar sua situação etí­lica, e trabalha também em frentes com alcance na legislação brasileira e nas diretrizes de campanhas mundiais que tratam do tema. A fundação, por exemplo, foi convidada para participar de encontro mundial que debateu as mortes de jovens no Trânsito em todo o planeta representando o Brasil. E representando o Brasil com projetos implementados e com resultados medidos.  

Na questão da legislação que rege as questíµes que evolvem bebida alcoólica e sua interação com a comunidade como, por exemplo, as propagandas de TV, a ONG também é chamada para debates com legisladores e age de forma ativa no sentido de minimizar os efeitos que a propaganda de bebidas de álcool possuem sobre o mal maior, que é a morte prematura pela violência causada pela mistura de álcool e direção dentre outras misturas que prejudicam os jovens no Brasil.

 O projeto Caravana pela Vida recebeu apoio neste ano do Miistério Público do RS  


Publicado em:






Veja Também





Links Patrocinados