COMO DEIXAR A SUA CASA MAIS SUSTENTÁVEL

Investir na utilização de itens mais sustentáveis tanto na decoração como na própria construção de um projeto é uma vontade que muitas pessoas compartilham.

22 de julho de 2017

Seja na arquitetura, interiores ou até mesmo nos hábitos, algumas coisas podem ser feitas para transformar sua casa em um ambiente ecologicamente amigável. Investir na utilização de itens mais sustentáveis tanto na decoração como na própria construção de um projeto é uma vontade que muitas pessoas compartilham. Sem fugir do orçamento, algumas dicas de materiais e produtos para você incorporar na estrutura ou no design da sua casa. Confira:

AQUECIMENTO SOLAR: A energia solar é uma das mais acessíveis fontes energéticas com impacto ambiental reduzido. Hoje é possível iluminar ambientes, energizar tomadas, aquecer água e muito mais através desse tipo de energia. O investimento pode ser um pouco alto no início, mas a longo prazo a economia é certa!

APOSTE NO BAMBU: Há tempos já se vem investigando a eficiência do uso do bambu na construção como substituto do aço na estrutura. O material é ecologicamente correto e devido à evolução de suas espécies hoje é forte e extremamente resistente a esforços dos ventos – além de muito mais barato. E mais: a energia para se produzir 1m³/unidade de aço ou concreto é 50 vezes maior que a utilizada para a mesma quantidade de bambu. Entretanto, o bambu é mais sensível a mudanças de temperatura e absorve água e, como todo vegetal, é um material suscetível a biodegradação, pragas e insetos.

TELHADO OU PAREDE VERDE: Economize no ar condicionado! Telhados ou paredes verdes são uma ótima forma de amenizar a temperatura de uma casa. Isso acontece porque a cobertura vegetal forma um microclima, que purifica o ambiente ao filtrar a água e reter o gás carbônico. Abuse também das plantas dentro de casa!!!

REVESTIMENTO E ALVENARIA: As pastilhas feitas com PET reciclado estão no mercado há algum tempo. A produção possui baixo consumo de energia elétrica, não emite poluentes e não gera resíduos. Podem ser coloridas ou em cores neutras, e a instalação também é mais prática e rápida. Já os tijolos ecológicos podem representar uma economia de até 20% com os gastos de obra. Além disso, eles dispensam o uso de rejuntes, já que as colunas estruturais são embutidas em seus furos.

COLETORES DE ÁGUA DA CHUVA: A captação da água da chuva pode economizar água e contribuir para a diminuição de áreas impermeabilizadas nas cidades. O sistema está disponível no mercado brasileiro e costuma aproveitar a estrutura atual da edificação, que direciona a água de calhas e rufos para um reservatório, também chamado de cisterna, que pode ser ligado ou não a torneiras, vasos sanitários e estruturas que não precisam de água potável.

TORNEIRAS ECONÔMICAS: Os dispositivos de baixo fluxo são usados para reduzir o uso da água quase pela metade. É uma ótima opção para ajudar a criar um banheiro ou lavabo sustentável, pois mantém a pressão e o fluxo homogêneos, mesmo economizando, e ainda são baratos e de fácil instalação.

TINTAS ECOLÓGICAS: Cores são grandes aliadas de quem quer dar uma cara nova pra um espaço, mas sem quebradeiras. Ao invés de solvente, as tintas ecológicas não utilizam componentes sintéticos e são produzidas a partir de pigmentos naturais, resultando em resinas acrílicas de alta qualidade e baixo odor. Embora sejam mais caras que as tintas tradicionais, as tintas ecológicas compensam: não geram poluição da atmosfera, não destroem a camada de ozônio, não agridem o meio ambiente, não oferecem risco a saúde do aplicador e nem do usuário da área que recebeu a pintura.

RECICLE: Sua decoração pode ficar ainda mais estilizada usando materiais reutilizados, além de sustentável também Móveis antigos e reformados também são super bem-vindos!

 

 

***Mais conteúdo sobre arquitetura em Carolina Cereser Arquitetura




Veja Também





Links Patrocinados